Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Terceira via pode sair de fusão

| 06/09/2021, 07:44 h | Atualizado em 06/09/2021, 09:07

Possível fusão entre o DEM e o PSL — partido que elegeu Bolsonaro presidente — estaria ganhando força nacionalmente.

O motivo seria a busca de uma 3ª via na eleição para a Presidência — que não seja Bolsonaro, nem Lula — sustentada por farto Fundo Eleitoral que o PSL receberá de R$ 199,4 milhões. Só menor que os R$ 201,3 milhões do partido do petista.

Caso se consolide a junção das legendas, o Espírito Santo deverá ser impactado com o possível surgimento de uma candidatura ao governo do Estado como fruto da união.

Em 2018, o PSL teve Carlos Manato como candidato. Hoje, porém, a sigla é comandada pelo deputado coronel Quintino, aliado do atual governador Renato Casagrande (PSB), que disputará a reeleição. Favorável à fusão, Quintino diz que ainda “não dá para fazer qualquer previsão sem saber o que de fato ocorrerá nacionalmente”. Também não descartou nada.

Governo na hora certa
O presidente do DEM-ES e ex-senador, Ricardo Ferraço, diz confiar no presidente nacional da sigla, ACM Neto, que tem conduzido as negociações sobre a fusão com o PSL.
Ele disse, porém, que o DEM já tem a pré-candidatura do ex-ministro Mandetta à Presidência e que uma possível para o governo só será tratada no momento certo, em 2022.

No Morro da Garrafa
O presidente da Assembleia, Erick Musso (Republicanos), cotado para disputar o governo, esteve sábado com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e a vice, Estéfane, para assinatura de uma ordem de serviço.
Trata-se da construção da cobertura da quadra poliesportiva no Morro da Garrafa. Os três são do mesmo partido.

Boneca para a Segurança
Já tem no Espírito Santo quem defenda a utilização de uma boneca sentada em uma cadeira, no meio da rua, com o objetivo de contribuir com a Segurança Pública.
A ideia viralizou pelas ruas do Recife, capital de Pernambuco, e estaria ajudando a diminuir os índices locais de violência.

Contas 2021
Respeitando rodízio no Tribunal de Contas (TC-ES), o conselheiro Sérgio Aboudib foi indicado pelo plenário da corte para ser o relator da Prestação de Contas Anual (PCA) do governador Renato Casagrande (PSB), relativa ao exercício de 2021.
A PCA é o documento que consolida os demonstrativos contábeis, relatórios de gestão e demais peças necessárias à composição da prestação de contas do gestor. Deve ser encaminhada todo ano.

Sem revista de tropas em ato amanhã
A celebração do Dia da Independência do Brasil, amanhã, no 38º Batalhão de Infantaria, será enxuto e não haverá revista de tropa. O motivo, conforme o tenente-coronel Rodrigo Penalva de Oliveira, comandante do 38º BI, é a pandemia. O governador Renato Casagrande (PSB) será recebido às 8h30 e levado a um palanque de onde iniciará as atividades. Segundo o governo, que está conduzindo o ato, haverá apenas desfiles de aeronaves e embarcações.

Participa de ato
O ex-deputado federal Carlos Manato (sem partido), que é pré-candidato ao governo, participará amanhã, ao meio-dia, do ato de 7 de Setembro em favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A saída é do posto Moby Dick, em Vila Velha.

Prevenção ao suicídio
O deputado estadual Emílio Mameri (PSDB) propôs, na Assembleia, a instituição da Política Estadual de Prevenção de Lesões Autoprovocadas e do Suicídio no Espírito Santo.

Reuniu todo mundo
O vice-presidente da Assembleia, Marcelo Santos (Podemos), tem comemorado que teria conseguido reunir, em dois eventos na semana passada, cerca de 30 prefeitos e 80 vereadores. Um foi na entrega da Comenda Monsenhor Rômulo Neves Balestrero e o outro em Conceição da Barra, no evento sobre sal-gema.

Dominação das Américas
Amanhã é Independência, mas nesta data, séculos antes, Colombo iniciava dominação pelo Atlântico.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: