Suando com os governistas
O governo do Estado passou um calor, ontem, na Assembleia Legislativa, com sua própria base aliada, durante a análise do seu veto ao projeto do governista Bruno Lamas (PSB), que trata de direitos e deveres do contribuinte de pedágio.
Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), relatório de Marcelo Santos (Podemos), que também é do grupo palaciano, foi pela derrubada do veto de Renato Casagrande (PSB).
Apesar da manifestação do relator, o veto passou pelo colegiado, mas perdeu em números no plenário. Ao todo, 12 parlamentares votaram por sua derrubada, contra 11 que optaram pela sua manutenção. Entre os 12, mais governistas.
O veto, porém, foi mantido, pois necessitava de quórum especial de maioria absoluta dos 30 deputados, ou seja, 16. Mas o que o placar pode ter demonstrado é que o prestígio dado a uns pelo Palácio pode não estar sendo sentido por outros.
Voto auditável
Ao responder a pergunta de participante, ontem, no Webinário Rede Tribuna, Alexandre Garcia defendeu o voto auditável, bandeira de Bolsonaro. “É um voto garantido. Não precisa mudar artigo da Constituição, o 37 já trata do princípio da publicidade. Tentaram nos enganar dizendo que era voto de papel, mas não é isso. É ter certeza que nosso voto valeu”.
Pena reduzida
O ex-prefeito de Nova Venécia e deputado Wilson Japonês teve pena reduzida para 2 anos após recurso especial no STJ. Ele foi acusado de ganhar dois lotes para asfaltar loteamento privado quando era prefeito.
“O STJ reconheceu como ilegal a pena, que chegou a ser de 7 anos dada pelo juiz que julgou”, disse o advogado Carlos Guilherme Pagiola.
Skate na veia
Quem tem chegado de skate nos eventos da Prefeitura da Serra não é a Fadinha Rayssa Leal, nem Kelvin Hoefler ou Pedro Barros, brasileiros medalhistas olímpicos em Tóquio, mas o vereador Artur Costa (Solidariedade). O objetivo é protestar contra a alta da gasolina e defender seu projeto de Bolsa Atleta.
Bandeiraço
O Movimento Conservador capixaba e o Círculo Monárquico do Espírito Santo estão convidando os “patriotas conservadores” para o VI Bandeiraço Nacional, no feriado de 7 de Setembro.
O ato está marcado para as 12 horas, na rua lateral do Posto Moby Dick, em Vila Velha.
“Depois vamos para a Praça do Papa. Venha manifestar com a família, de verde e amarelo. Traga bandeira, cartazes, apitos”, diz Alexandra Silva, organizadora.
Kim brasileiro ou Kim norte-coreano?
O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) entrou na mira do vereador de Vila Velha, Devanir Ferreira (Republicanos), que o comparou com o xará e líder norte-coreano Kim Jong-un. “Estou indignado. No que depender de um deputado norte-coreano com mandato em Brasília, os frentistas serão ceifados e sepultados no desemprego”, diz Devanir, se referindo ao projeto de Kataguiri que pode acabar com frentistas como forma de reduzir o preço da gasolina.
Rafael Primo no PT
Candidato a prefeito de Vila Velha pela Rede, em 2020, Rafael Primo desembarcou no PT e poderá ser candidato a deputado federal. O partido busca renovação na cidade. “Estamos conversando com pessoas e setores. É uma construção”, disse.
Convite para migrar
O ex-presidente da Câmara de Vitória, Vinicius Simões (Cidadania), foi convidado para ser candidato a deputado estadual pelo PSD. “Fiquei honrado, tenho simpatia pelo PSD”.
Apoio a mulheres
Projeto da deputada Raquel Lessa (Pros) estabelece que bares, restaurantes e casas noturnas adotem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco. Prevê acompanhamento até o transporte, comunicação à polícia e divulgação de cartazes no local de apoio.
Completou cinco anos
O impeachment da ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT) completou cinco anos na data de ontem, 31 de agosto.