Situação vence eleição no CRM
Coluna foi publicada nesta quinta-feira (17)
A classe médica decidiu durante a eleição do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES), na terça e quarta-feira, manter a atual administração da autarquia no Estado pelos próximos cinco anos.
Ao todo, participaram 9.554 médicos em pleito ocorrido todo pela internet. Foram 3.947 votos (43,85%) na “Chapa 1 - Avançar Mais”; 3.214 (35,71%) na “Chapa 2 - Juntos Por Um Novo CRM”; e 1.840 votos (20,44%) na “Chapa 3 - Com Ciência e Ética”. Votos brancos e nulos somaram 553 (5,79%).
A posse será no dia 1º de outubro, quando os membros do CRM-ES definirão o presidente e os ocupantes dos demais cargos de diretoria. Hoje o Conselho é presidido pelo médico psiquiatra Fernando Tonelli.
A eleição também foi realizada nos CRMs dos demais estados brasileiros.
PSB na Serra
O PSB Cidades realizará, hoje, às 18h30, no Centro Comunitário de Caçaroca, o evento Diálogo com a Serra. Palestrarão o presidente regional da sigla, Alberto Gavini e o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Bruno Lamas. Temas como Segurança, Saúde e Mobilidade serão abordados. Comenta-se que o partido discute a possibilidade de lançar pré-candidatura.
Presidentes de TREs
Será realizado de hoje até sexta, no Golden Tulip Porto Vitória, na Enseada do Suá, o 82° Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). O TRE-ES, por meio de iniciativa do presidente, desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama, será a sede do evento, que é uma das etapas de preparação para as eleições de 2024.
Excelentíssimos causos
Quem pensa que pelo cargo que ocupa a ministra do STF, Cármen Lúcia é uma pessoa sisuda, está enganado. Durante o 1º Encontro Nacional de Gestores de Cultura, segunda, em Vitória, a mineira mostrou ser uma exímia contadora de causos, arrancando por diversas vezes gargalhadas do público.
Licitações
A nova Lei de Licitações e Contratos ainda gera dúvidas e expectativas na administração pública. Para auxiliar no processo de transição e abrir caminho para o diálogo, o Tribunal de Contas do Estado (TC-ES) lançou a página “Licitações e contratos”, dentro do portal da Corte. No local, o TC-ES centraliza as principais informações voltadas para os entes públicos, tanto jurisprudências e trilhas de aprendizado, quanto conteúdos úteis sobre a temática.
A ministra e os filhos ilustres da Capital Secreta
Em uma das histórias que contou no Teatro da Ufes, a ministra Cármen Lúcia se mostrou ainda grande conhecedora de Cachoeiro e seus filhos ilustres. Citou Roberto Carlos, Rubem Braga e Carlos Imperial. “Na minha adolescência achava que o Brasil começava e terminava em Cachoeiro. Todo mundo importante era de lá. Vi o Silva cantar Sergio Sampaio, que me disseram também ser de Cachoeiro, então continuo achando que lá é uma coisa grave”, brincou.
Galeria
Título de cidadão
O diretor-presidente do DER-ES José Eustáquio de Freitas entregou, na segunda, ao corregedor-geral do Estado, Marcello Paiva de Mello, o título de Cidadão Espírito-Santense. “Enquanto era deputado estadual propus o título pelos relevantes trabalhos dele em prol da população. Hoje, tive a honra de entregá-lo, que é carioca de Barra Mansa”.
Escoteiros
A Câmara de Vitória homenageará, no sábado, às 9h30, o 11°/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória. O proponente é o vereador Leonardo Monjardim (Patriota).
Poluição do ar
Representantes da Vale e da Arcelor Mittal estarão, hoje, às 10 horas, na Comissão de Meio Ambiente da Assembleia para falar sobre o que tem sido feito para reduzir a poluição do ar. O presidente do colegiado, deputado Fabrício Gandini (Cidadania) ainda tratará com eles da atualização dos Termos de Compromissos Ambientais, assinados pelas empresas.