Saídas e alinhamento no PRD
Coluna foi publicada nesta quarta-feira (22)
A fusão do Patriota com o PTB resultou na criação do Partido da Renovação Democrática (PRD). No Espírito Santo, ainda não está definido quem comandará a legenda, mas segundo o presidente regional do Patriota, o ex-deputado Rafael Favatto, essa definição deve ocorrer em breve.
“O Ovasco (Resende, presidente nacional do PRD) me mandou mensagem. Ele vai marcar em breve uma conversa comigo e com o Bruno (Lourenço, presidente do PTB-ES) para fazer esse alinhamento aqui e caminharmos juntos. Os dois partidos haviam cumprido cláusula de barreira no Espírito Santo na última eleição”.
Enquanto isso não acontece, alguns membros das duas legendas que se fundiram já se movimentam para seguir novos caminhos. Após o deputado estadual Pablo Muribeca anunciar que vai deixar o Patriota rumo ao Republicanos, a ex-deputada Soraya Manato anunciou na terça-feira (21) sua saída do PTB.
Sem previsão
“Está seguindo a lei. Com a fusão, o partido mudou seu regimento, sua forma de pensar. Quem não pretende ficar tem uma janela pra sair, e ela achou melhor se afastar”, detalhou o marido da ex-deputada, o também ex-deputado Carlos Manato. Segundo ele, não há previsão de Soraya disputar algum cargo nas eleições de 2024 e que ela irá definir seu novo partido.
É amanhã
Falando em Muribeca, o ato de filiação do deputado ao Republicanos ocorre nesta quinta-feira (23), às 19 horas, no Centro Comunitário de Laranjeiras, na Serra. O parlamentar é cotado para disputar a prefeitura da Serra nas eleições do ano que vem e recentemente apresentou emendas no orçamento do Espírito Santo para o ano que vem destinando R$ 650 mil para a saúde.
Foi para Cuba
A deputada Camila Valadão (Psol) participou, na última semana, do XIV Encontro Internacional de Economistas sobre Globalização e Problemas de Desenvolvimento, em Havana, Cuba. Aproveitou para reencontrar amigos e registrou foto ao lado do Embaixador do Brasil no país, Christian Vargas.
Licitação
O Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) lançou na última segunda-feira (20) uma licitação para contratar uma empresa que será responsável por confeccionar uma maquete física de uma nova sede da Procuradoria-Geral de Justiça do MP-ES.
O trabalho, segundo a publicação, custará até R$ 96.750. A área total do terreno é de quase cinco mil metros quadrados. Atualmente, a Procuradoria-Geral de Justiça está localizada no Bairro Santa Helena.
Pacto pela Educação Eleitoral no TRE
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) promove nesta quarta-feira (22), às 10 horas, a assinatura do Pacto pela Educação Eleitoral, com a participação de representantes de seis instituições de ensino superior atuantes no Estado, inclusive a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O evento tem como objetivo promover ações de educação eleitoral e política entre estudantes de Direito dessas entidades de ensino no Estado.
Galeria
Homenageado
O advogado Lauro Coimbra Martins será homenageado com a Comenda do Mérito Eleitoral no término de seu biênio como juiz titular do TRE-ES, pela classe dos Juristas. A honraria será entregue nesta quarta-feira (22), em sessão do Pleno do Tribunal
Autorizado
Atual presidente do Conselho Municipal de Segurança de Vitória (COMSU), Aylton Dadalto conseguiu autorização para que seja implementado o projeto Comunidade Segura na Regional 5 da cidade. O Projeto foi criado com o intuito de trazer mais segurança, reduzindo assim a taxa de criminalidade.
Reeleito
O engenheiro agrônomo Jorge Luiz e Silva foi reeleito para a presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) para o triênio 2024-2026, com 3.883 votos, superando o engenheiro civil Marco Brunetti, que recebeu 1.785 votos, e o engenheiro civil Kenedy Ferreira Lino, que recebeu 83 votos.