Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Saída da base está próxima?

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (12)

Eduardo Maia | 12/04/2024, 10:47 10:47 h | Atualizado em 12/04/2024, 10:47

Imagem ilustrativa da imagem Saída da base está próxima?
Após fechamento da janela partidária, PP estaria se distanciando cada vez mais da base aliada ao governador Renato Casagrande (PSB) |  Foto: Divulgação

Após o fechamento da janela partidária, o PP foi um dos partidos que mais se fortaleceu no Espírito Santo. Não somente em termos de número de filiações, mas na representatividade dos nomes: presidente da Findes, Cris Samorini; presidente da Câmara de Vitória, Leandro Piquet; ex-deputada Soraya Manato; ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos, entre outros. Chama a atenção, nos bastidores, que o fortalecimento acontece com tomadas de decisões totalmente distantes do governador Renato Casagrande (PSB).

É possível ver isso pelas filiações. Audifax é distante do governador, ambos disputaram o mesmo cargo em 2022. Além de agora ter Soraya, a sigla está cada vez mais perto de Manato (PL), que parece estar distante do PL. Em Vitória, PP deve ocupar a vice de Lorenzo Pazolini (Republicanos), que nunca esteve tão distante de Casagrande. Por conta disso, surge a questão: até quando o PP continuará na base do governador?

2026 e aliado histórico

Nos bastidores, o governador estaria preocupado com o crescimento do PP, levando em conta 2026. O partido quer lançar nome para o governo do Estado. Um dos fatores que garantem o PP na base seria a presença do secretário de Saneamento, Marcus Vicente, aliado de Casagrande. A saída da sigla da base poderia passar por algum acordo com o atual secretário.

Desavenças no PT

A maior fatia do PT em Vila Velha quer candidatura própria, ao invés de compor com Arnaldinho (Podemos). Isso ficou ainda mais claro depois de carta divulgada pelo ex-deputado Cláudio Vereza, onde ele defende o nome de Babá (PT). Mas as desavenças continuam: em um grupo de WhatsApp do partido, filiados têm batido boca sobre quem é realmente leal à sigla.

Só tacada de mestre

O governador Renato Casagrande (PSB) esteve recentemente em Água Doce do Norte para visitar obras. Chamou atenção que durante pausa, ele decidiu jogar sinuca com populares da região. Pessoas que estavam com ele chegaram a dizer que ele ganhou todas as partidas que disputou.

Acelerou no fim

Um dos partidos que mais filiou nomes na reta final da janela partidária foi o MDB. O presidente estadual e vice-governador Ricardo Ferraço fez mutirão por diversos municípios, principalmente do interior. Por trás disso, também houve a influência de Casagrande (PSB).

Nos últimos dias: presidente da Câmara de Vila Velha, Bruno Lorenzutti; prefeito de Baixo Guandu, Lastênio Cardoso; prefeita de São Domingos do Norte, Ana Malacarne e outros.

Vem para a disputa sem nada a perder

Há 28 anos a Serra se reveza entre os prefeitos Sergio Vidigal (PDT) e Audifax Barcelos (PP) no comando. Interlocutores de Audifax disseram para a coluna que a posição dele é confortável. “Conseguiu pegar três vereadores que estavam na base de Muribeca (Republicanos) e vem para o pleito sem nada a perder”. Já outras pessoas próximas a ele dizem: “Se derrotado, perderá ainda mais musculatura, após perder a última eleição para o governo do Estado.”


Galeria

Tucano não abre mão

O atual presidente da provisória do PSDB em Vila Velha, Maurício Gorza, que é o pré-candidato tucano à Prefeitura de Vila Velha, tem desmentido os boatos que falam que ele, aos 45 do 2º tempo, dará espaço para Max Filho disputar. “Eu sou o pré-candidato, chancelado pelo presidente nacional”, disse à coluna.

Nikolas em Linhares

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) estará em Linhares para encontro de grupos de direita da cidade e para chancelar apoio à pré-candidatura de Maurinho Rossoni. O evento será no próximo dia 20, às 17 horas. A entrada é gratuita e pode ser garantida no site.

Evento do judiciário

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Samuel Meira Brasil Jr., se reuniu com juízes e juízas da região Sul, em Cachoeiro de Itapemirim. O encontro estabeleceu estratégias conjuntas e o fomentou debate de assuntos de interesse do Judiciário capixaba.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: