Rusgas de Poderes na capital
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Alguns vereadores da base do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep), confidenciaram à coluna que nos últimos meses o grupo tem ficado insatisfeito com algumas questões. Na sessão ordinária de ontem, por exemplo, o prefeito encaminhou quatro vetos à Câmara, entretanto, vereadores da base e da oposição se juntaram pela derrubada de três.
Um deles era um projeto de autoria de Aylton Dadalto (Rep) para transformar o Instituto Camillo Neves em utilidade pública. Sem ter comunicado motivo, o prefeito decidiu pelo veto.
Nos bastidores, segundo alguns parlamentares, a recente aproximação de Camillo com o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) teria sido um dos motivos. Ele recebeu Ricardo em seu instituto semanas atrás, e tem elogiado a gestão de Casagrande (PSB) na tribuna. O clima, dizem, sobretudo pela saída de Erick Musso (Rep) da administração, não é dos melhores.
“Não tenho amigos lá”
Camillo chegou a destacar durante a defesa do projeto que não está como vereador para fazer amigos. “Eu fiz amizades no meu bairro, não tenho amigos aqui ou na prefeitura”. Já o presidente da Casa, Anderson Goggi (PP), declarou que a Casa vai continuar tendo independência: “Não estou naquela cadeira como presidente para não fazer nada”.
Previsão para posse
A posse do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), Alexandre Puppim, está prevista para acontecer no próximo dia 12 deste mês. O novo membro do TJ-ES foi escolhido em abril pelo governador Renato Casagrande (PSB) a partir de uma lista tríplice, com mais dois candidatos da advocacia ao cargo.
Prefeito “soltou o gogó”
O prefeito de Guarapari, Rodrigo Borges (Republicanos), costuma praticar violão nas horas vagas. Sobretudo, gosta de tocar e cantar louvores. Gravou vídeo dando uma “canja” da canção “Outra Vez”, de Armando Filho. “Deus é meu refúgio e minha fortaleza”, afirmou o prefeito aos seguidores.
Intercâmbio
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), esteve ontem no Rio de Janeiro para reunião com o presidente nacional do PRD, Marcus Vinícius.
Prefeito sinalizou que deseja ajudar no crescimento da sigla, que também acenou apoiar projetos futuros dele. Nada sobre filiação, porém, foi tratado. Expectativa de Arnaldinho é um partido maior. Deputado Victor Linhalis (Pode), e presidente da câmara, Maturano (PRD), estiveram presentes.
“Novo ambiente político”, diz Da Vitória
Após publicar foto junto ao governador Casagrande (PSB) e ao prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos (PSD), o deputado federal Josias Da Vitória (PP) contou à coluna que o encontro serviu para estreitar as relações entre município e governo do Estado. “Agenda foi construtiva para esse novo ambiente, que a partir de agora passa a existir. Governador e prefeito estão se entendendo, e Casagrande vai visitar o município em breve”, ressaltou.
Galeria
Presidente em Brasília
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), Domingos Taufner, esteve recentemente em Brasília para participar do Seminário Internacional “Direitos Humanos e Novas Tecnologias: Experiências de Fronteira”. Dentre outras atividades, falou sobre a campanha contra a desinformação, desenvolvida em parceria com o Supremo Tribunal Federal.
Inauguração em Vila Velha
Na próxima sexta haverá a inauguração dos viadutos “Governador Max de Freitas Mauro”, em Vila Velha. O evento terá a presença de Casagrande (PSB), Arnaldinho (sem partido) e Márgia Mauro, filha de Max Mauro. O ex-prefeito Max Filho (PSDB) está em viagem e não poderá comparecer.
Cônsul da Grã-Bretanha
A Assembleia Legislativa recebeu visita do cônsul-geral da Grã-Bretanha no Rio de Janeiro, Anjoum Noorani. Foi recepcionado pelo secretário de Relações Institucionais, Giuliano Nader; e também pela subsecretária de Rádio e TV, Gabriela Mignoni.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



