Ruídos dentro da federação União-Progressista
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
O recém apoio público manifestado pelo presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União), em favor da candidatura de Ricardo Ferraço (MDB) ao governo do Estado, parece ter gerado ruído entre peças da federação União-Progressista.
Após a coluna publicar em primeira mão sobre o evento de prestação de contas em Cariacica, onde Marcelo falou aos presentes que “Ricardo será o próximo governador”, o deputado federal Evair de Melo (PP) se posicionou:
“Na prática não é simples assim. Estamos federados, e quem fala pela federação é Da Vitória. Eu e ele somos dois deputados do PP e precisamos ser considerados nesse debate. Dentro da federação, essa posição do Marcelo não é unanimidade. Existem outras frentes em discussão”, declarou Evair.
Há várias interpretações por “outras frentes”: PP “namora” com Pazolini (Rep), e Evair é propenso candidato ao Senado.
Discussão pode “subir”
Lideranças envolvidas na federação já demonstram preocupação quanto ao futuro e coesão do grupo. Cabe destacar que, federados, Marcelo e Da Vitória precisam convergir nos apoios para o ano que vem. Caso isso não aconteça, já há quem fale que as nacionais poderão “entrar no jogo”: Ciro Nogueira preside o PP e Antônio de Rueda, o União Brasil.
Nova eleição na Corte
Acontece na próxima terça-feira (21) a eleição para escolha do novo presidente do TCE-ES. Atual líder, Domingos Taufner não deve tentar reeleição. Principal motivo é que seria a última chance do conselheiro Luiz Ciciliotti assumir a presidência e completar um mandato — por conta da aproximação da aposentadoria (75 anos). Hoje, é o “nome favorito”.
“Super” clima em Vila Velha
Durante entrega de estação de bombeamento, o presidente da Câmara de Vila Velha, Maturano, arrancou risadas ao chamar o prefeito Arnaldinho de “superprefeito”. O governador Casagrande entrou na brincadeira e também pediu o título de “supergovernador”, levando todos às gargalhadas.
Cooperação
O Tribunal Regional Eleitoral e a Secretaria de Segurança Pública acertaram detalhes finais para integrar seus bancos de dados biométricos e biográficos.
O acordo, um dos primeiros do País, permitirá que cerca de 500 mil cadastros da nova carteira de identidade sejam usados pela Justiça Eleitoral, representando mais de 50% do eleitorado capixaba sem biometria. A medida trará economia de recursos e mais segurança no processo eleitoral.
Malta quer homenagem para Donald Trump
O senador Magno Malta (PL) apresentou voto de aplauso ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em reconhecimento ao que chamou de papel decisivo que ele exerceu na mediação de acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo Hamas. O requerimento protocolado destaca a “liderança de Trump em um dos avanços diplomáticos mais significativos das últimas décadas, que encerra dois anos de confrontos e prevê a reconstrução da Faixa de Gaza”.
Galeria
Oposição para valer
Vereador de Vitória Dárcio Bracarense (PL) tem sido reconhecido pelos colegas como um dos maiores opositores ao mandato do prefeito Pazolini (Rep) da Casa, por conta de suas manifestações em plenário.
Lei sancionada
O governador Casagrande (PSB) sancionou lei de autoria do deputado Muribeca (Rep) que inclui a festa do sobreirense ausente — maior distrito de Laranja da Terra — no calendário oficial do Estado. Lei foi sugerida pela presidente da Câmara de Laranja da Terra, Sandra Gomes (PSB).
Homenagem em Cariacica
O diretor do Pronto Atendimento do Trevo de Cariacica, Doutor Motta (Rep), será homenageado em sessão solene na próxima segunda-feira, em ocasião ao Dia do Médico. A sessão é organizada pelo vereador Doutor Fernando Santório (PP).
Contando...
Já falta menos de um ano para as eleições 2026.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



