Ruído inevitável por definição
Coluna foi publicada no sábado (03)
Fim do mistério envolvendo a escolha do vice-prefeito na chapa de Arnaldinho Borgo (Podemos) em Vila Velha. A escolha foi por Cael Linhalis (PSB), como Plenário já havia publicado que era a opção mais provável de ser tomada pelo prefeito.
No entanto, mesmo sendo esperada — até mesmo por aliados de Bruno Lorenzutti (MDB), que era outro cotado —, o anúncio pegou o emedebista de surpresa. De forma inevitável, a escolha do prefeito causa ruído na relação dos dois.
A expectativa de Bruno era de que o prefeito o escolhesse, até porque esse era um acordo que eles tinham, desde a época que Victor Linhalis (Podemos) havia se tornado vice.
No entanto, pesou mesmo a parceria com o governador Casagrande (PSB). Agora, Lorenzutti não tentará nem se reeleger. Nos bastidores, fala-se que ele poderia receber uma secretaria, mas interlocutores negam que Bruno aceitaria a oferta.
Na cova dos leões
Em vídeo, Lorenzutti usou uma analogia com a história bíblica de Daniel na cova dos leões. “Daniel foi jogado na cova. Foi um cara que semeou, trabalhou, foi fiel e Deus permitiu que fosse jogado na cova. Mas as colheitas não são as que achamos que são importantes, pois existem outros propósitos ”. A analogia foi encarada como indireta ao prefeito.
Sucessor ao governo?
A atitude de Arnaldinho chancela ainda mais a parceria com Casagrande, escolhendo o ex-presidente da Cesan e também homem de confiança do governador, Cael Linhalis. Cabe lembrar que o prefeito disse que não disputa o governo em 2026, mas até lá, muito pode mudar. Caso ele dispute, é Cael Linhalis que será o próximo prefeito canela-verde.
Mentira? Só se for com café
O governador Renato Casagrande (PSB), durante uma solenidade em Governador Lindenberg, aproveitou momento de pausa para fazer um lanche. “Mentira? só se for com café. É a melhor parte da nossa solenidade”, admitiu o governador do Estado, que é grande fã do quitute.
Olho em 2026
Aliados do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) brincaram que “não houve chá revelação” na convenção do Republicanos, que confirmou que ele será candidato a reeleição. A fala foi porque Pazolini, não anunciou seu vice.
No entanto, todos que concorrem estiveram lá: Aridelmo (Novo), Delmaestro (PP), Piquet (PP) e Cris Samorini (PP). Em discurso, Pazolini deu mesmo foram sinais de que quer disputar o governo do Estado em 2026.
Capixaba na lista tríplice para o TRF2
O procurador do Estado Alexandre Nogueira Alves foi eleito para a lista tríplice escolhida pelos desembargadores federais do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2). Ele concorre à vaga de desembargador pelo critério do Quinto Constitucional (indicação da advocacia).
A escolha final está agora nas mãos do presidente Lula, que indicará um dos três nomes da lista para ocupar o cargo.
Galeria
Vice anunciada neste sábado
A candidatura de Alexandre Ramalho (PL) à Prefeitura de Vila Velha será lançada neste sábado (03). Ele também vai apresentar o nome que vai compor sua vice: Plenário apurou que será uma mulher da área da saúde. Na cidade, o partido está aliado ao PRTB.
Ex-prefeito no páreo
Acontece neste sábado (03) na Serra o lançamento da candidatura do ex-prefeito Audifax Barcelos (PP). Será no Centro Comunitário de Laranjeiras, às 9h. Apesar de não ter anunciado vice e não ter a obrigatoriedade de fazer isso neste sábado, nos bastidores existe a expectativa de que seja chapa puro-sangue. Estão com Audifax os partidos Avante, Agir e PMB.
Petista lançado neste sábado
O deputado licenciado João Coser (PT) será neste sábado (03) oficializado candidato à Prefeitura de Vitória. A convenção do PT começa às 9h e terá a presença da presidente nacional da legenda, Gleisi Hoffmann. O nome para ocupar a vice de Coser, porém, está sendo mantido a sete chaves.