Rose de Freitas de volta ao MDB?
A senadora Rose de Freitas (sem partido) vai iniciar o ano em novo abrigo partidário. Amanhã ela deve bater o martelo e retornar à sigla onde iniciou a vida política, o MDB. Ela foi convidada pelo presidente do partido e candidato à presidência da Câmara, Baleia Rossi, e pelas bancadas do MDB no Congresso.

“É grande a possibilidade de ir para o MDB, mas depende de fechar algumas questões. Quero saber qual o compromisso que o partido tem para resolver os problemas do Brasil. Não vou ficar olhando para as brigas locais, mas também não quero chegar num ambiente para ver um xingar a mãe do outro”.
A ida de Rose para o MDB está condicionada a uma reformulação e pacificação do partido no Estado que, há mais de dois anos está em pé de guerra nos comandos estadual e da capital. “A minha opção por escolher um partido forte também é para ter mais espaço para debater as políticas nacional e regional e isso reverter em investimento para o Estado”.
Vai presidir?
Questionada se iria assumir o comando estadual do MDB, a senadora Rose de Freitas desconversou e disse que é preciso decidir primeiro se volta ao MDB. Hoje o partido é comandado pelo ex-deputado Lelo Coimbra.
Disse, porém, que é preciso fortalecer o partido no Estado. “Em algumas cidades grandes, o partido não tem um vereador, é preciso crescer”.
Não temos vaga!
Questionado se aproveitaria algum quadro do primeiro ou do segundo escalões da Serra para compor seu time, o prefeito Sergio Vidigal, descartou. “Não tem como, a campanha, a eleição foi muito politizada. Os comissionados participaram da campanha do meu adversário. Os cargos de 1º e 2º escalões serão todos mudados”, afirmou.
Neucimar já é deputado
E não só os prefeitos tomaram posse na sexta-feira. O agora deputado federal Neucimar Fraga fez seu juramento, numa posse online, e recebeu as boas-vindas do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia. Neucimar ocupa a cadeira que era do prefeito da Serra, Sergio Vidigal.
Sem indicação política?
Embora tenham nomeado nomes do meio político para o 1º escalão, os prefeitos da Serra, Sergio Vidigal, e de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, negaram que seriam indicações de partidos no secretariado. “Não pretendemos colocar nenhum cargo político”, disse Arnaldinho antes da posse. “Não tem indicação política. Os que são filiados, são escolhas pessoais minhas, pessoas técnicas”, garantiu Vidigal.
Equipe de Pazolini quase completa
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, nomeou ontem a secretária de Saúde, a médica Thais Azoury, quadro efetivo da Prefeitura, e o mestre e doutor em Direito Tributário Tarek Moussallem, que será o procurador-geral. Tarek foi professor de Pazolini e foi indicado pelo advogado Henrique Herkenhoff, que atuou na transição. As pastas que faltam serão comandadas interinamente. Esporte deve ir para o ex-vereador Sandro Parrini, na cota garantida ao DEM.
GALERIA
Fusão de secretarias
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, disse que o primeiro projeto que vai enviar para a Câmara é a reforma administrativa, com a fusão de duas ou três secretarias, além de investir em tecnologia na gestão.
Suplentes tomam posse
Os suplentes Eustáquio de Freitas (PSB), Luiz Durão (PDT) e Marcos Madureira (Patriota) tomam posse amanhã como deputados estaduais em sessão presencial, na Ales, às 10h. Podem levar até 5 convidados.
Ao trabalho!
A posse dos secretários de Vitória está marcada para amanhã quando já acontece a 1ª reunião oficial.
Reforço
A subsecretária da Guarda Municipal de Vila Velha será Landa Carretero Nunes Marques Sartori.
Ainda faltam nomes...
No 1º escalão de alguns prefeitos.