Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Recuo mostra racha da direita

Coluna foi publicada no domingo (21)

Eduardo Maia | 22/04/2024, 11:38 11:38 h | Atualizado em 22/04/2024, 11:38

Imagem ilustrativa da imagem Recuo mostra racha da direita
Erick Musso, presidente do Republicanos, não teria boa realçaõ com o senador e presidente do PL, Magno Malta |  Foto: Ellen Campanharo / AL-ES

Após estar praticamente certo de que o deputado Alcântaro Filho (Republicanos) disputaria a Prefeitura de Aracruz neste ano, com chancela das lideranças do partido, ele decidiu recuar em nome do delegado Leandro Sperandio, que aos 45 do 2º tempo trocou o PL pelo Republicanos. Inclusive, ele fez isso após encontro presencial com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília.

Nos bastidores, haveria um racha entre a direita quanto ao pleito na cidade. Erick Musso, presidente do Republicanos, não teria boa relação com o senador Magno Malta, presidente do PL, desde que o partido “precisou”, a pedido de Bolsonaro, recuar sobre a candidatura de Sergio Meneguelli ao Senado, em favor de Malta. Além disso, paira um clima de estranheza entre as duas siglas após Alexandre Ramalho, praticamente fechado com o Republicanos, ter trocado a sigla pelo PL para disputar em Vila Velha.

Não era o plano inicial

O plano original do Republicanos era lançar Alcântaro Filho. Mas como o deputado e o delegado Sperandio estavam praticamente empatados nas intenções de voto, segundo pesquisas internas, o partido decidiu trazer Sperandio e, por isso, interlocutores defendem que Alcântaro teria “se sacrificado por um bem maior”.

No páreo, mas...

O deputado Fabrício Gandini (PSD) integra projeto de construção eleitoral com Tyago Hoffmann (PSB) e Luiz Paulo (PSDB). No entanto, interlocutores observam que Gandini é o que menos se movimenta entre os três no sentido de ser o candidato. “Está à disposição, no páreo, mas tem respeitado o combinado e movimentação dos outros”, disse uma fonte.

Cardápio não pode ser outro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino esteve no Estado ministrando palestra em evento da OAB-ES. Dino aproveitou para jantar com o governador Casagrande (PSB). No menu, a tradicional moqueca capixaba. Interlocutores brincaram: “Ele é nordestino, adora a baiana, mas ama a capixaba”.

Possível vice

O partido Agir declarou apoio à pré-candidatura do deputado estadual Capitão Assumção (PL) à Prefeitura de Vitória. O enfermeiro Natan Medeiros, filiado ao partido, ex-vereador e ex-secretário da Central de Serviços na gestão do ex-prefeito Luciano Rezende (Cidadania) tem sido um dos cotados para compor a vice do capitão.

Em 2022, ele foi candidato a deputado estadual pelo União Brasil e teve mais de sete mil votos.

Cada vez mais presente no meio político

Após filiação ao PP, a presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, esteve com o governador Renato Casagrande (PSB) e vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) no lançamento da pedra fundamental para construção da nova fábrica da Suzano, em Aracruz. Interlocutores comentam que Cris está cada vez mais ligada aos políticos. Ela é cotada para compor a vice de Lorenzo Pazolini (Republicanos) neste ano.


Galeria

Apoio psicológico

O presidente da Assembleia, deputado Marcelo Santos (Podemos), promulgou lei que institui o Programa de Apoio Psicológico às Vítimas de Catástrofes Naturais no Estado.

Homenagem musical

O vereador de Vitória, Vinícius Simões (PSD), protocolou projeto de lei para que a Escola Técnica de Teatro, Dança e Música de Vitória (Fafi) receba também o nome do músico capixaba Alexandre Lima, da banda Manimal, que faleceu mês passado.

Cresce apoio

O campo “Pra Voltar a Sonhar” do PT, em Vila Velha, promoverá reunião na próxima quarta-feira (24) para apoiar a candidatura de João Babá (PT) à Prefeitura de Vila Velha. O partido ainda não bateu o martelo sobre quem concorrerá contra o prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos).

Mais adolescentes

114 estudantes de Linhares, com idades entre 15 e 17 anos, participaram de ação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) e emitiram seus títulos.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: