Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Recepção com trio elétrico

| 29/09/2021, 09:30 h | Atualizado em 29/09/2021, 09:42

Passou batida na sessão da Assembleia, ontem, a notícia da prisão do prefeito de São Mateus, Daniel Santana, o Daniel da Açaí (PSDB), investigado por supostamente liderar organização criminosa que fraudava licitações públicas. Mais de R$ 400 mil foram encontrados só em sua residência pela PF.

Mas, se após o ocorrido ninguém parecia conhecê-lo, na sessão do dia anterior foi diferente. Teve parlamentar em plenário que agradeceu a recepção feita pelo tucano, sábado, durante anúncio de obras na cidade que completa 477 anos.

O deputado contou que Daniel da Açaí recebeu bem comitiva do governo do Estado e da Assembleia Legislativa com toda uma estrutura e trio elétrico. “Nos honrou muito”, disse.

Recentemente, antes do evento do sábado, outro parlamentar destacou que a união dele com o prefeito seria um presente para a cidade. Os dois já foram adversários políticos.

O Barão da Pisadinha?

E o prefeito Daniel da Açaí parece mesmo recepcionar bem. Em junho, ele recebeu Jair Bolsonaro (sem partido) na cidade e até dançou e cantou a pisadinha para o Presidente.

Nos bastidores estão comentando que ele seria o verdadeiro “Barão” da Pisadinha, não só pelo gingado, mas pela grande quantidade de dinheiro vivo que tinha em casa.

Estudo de boas práticas

As controladorias de Rondônia, Porto Velho, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e DF, continuam hoje, na Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), estudo de boas práticas na aplicação da Lei Anticorrupção. “O Estado é referência com o maior número de Processos Administrativos de Responsabilização instaurados e concluídos”.

Agricultura

A organização da agricultura familiar em cooperativas, suas expectativas e desafios foram temas de reunião conjunta, ontem, das comissões de Agricultura e Cooperativismo da Assembleia.

A deputada Janete de Sá (PMN), presidente do colegiado de Agricultura, destacou a importância do setor.
“Segundo dados do Incaper, 75% das propriedades rurais são familiares, essencial na oferta de alimentos com qualidade e diversidade”, disse.

Imagem ilustrativa da imagem Recepção com trio elétrico
|  Foto: Arte: André Felix / AT
Urgência urgentíssima

Debate entre Davi Esmael (PSD) e Leandro Piquet (Republicanos), ontem, na Câmara de Vitória, visava esclarecer se a urgência ao projeto de regularização fundiária era de fato “urgência” ou “urgência urgentíssima”. O novo regimento traz a possibilidade, que soa como o bordão de José Wilker em Renascer, de 1993. “É justo, justíssimo”.

Alerta do Tribunal de Contas aos municípios

O Tribunal de Contas do Estado (TC-ES) tem alertado aos municípios que possuem regime próprio de previdência para a obrigatoriedade da instituição da Previdência Complementar. Segundo a Corte, a menos de dois meses do fim do prazo, a maioria ainda não aprovou lei específica. De acordo com o Ministério da Economia, quem não regularizar a situação até 13 de novembro deverá perder o direito a transferências voluntárias da União.

GALERIA

Comemorando a fusão

A Executiva Nacional do PSL aprovou por unanimidade, ontem, a convenção conjunta com o DEM para oficializar a fusão entre os dois partidos, dia 6 de outubro. “Vai virar o maior partido da história do Brasil”, comemorou Amarildo Lovato, secretário geral do PSL-ES.

“Vamos ouvir os Ferraços”

Com a fusão praticamente sacramentada e possível candidatura à Presidência no Estado, Amarildo diz que o PSL conversará com o presidente do DEM-ES, Ricardo Ferraço e seu pai Theodorico, sobre disputa ao governo. “Vamos ouvir os Ferraços”.

Sob nova direção

O Pros do Estado está com novo comando. Sai Sandro Locutor, entra Alberth Kauê Gomes, ligado ao deputado Renzo Vasconcellos (PP).

Crise na aviação 

Nesta data, em 2006, um Boeing e um avião colidiram no ar, matando 154 pessoas e desencadeando a chamada crise na aviação brasileira.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: