Quem é o candidato de Lula?
Artigo publicado no jornal A Tribuna no dia 14 de agosto
Em Vila Velha, como já se era esperado, o debate ideológico, mesmo antes da própria campanha, já começou. Em uma cidade que conta com um candidato do PT (João Babá), era de se imaginar que este fosse apontado como “candidato de Lula (PT)”. Mas não é isso o que defende Alexandre Ramalho (PL).
A plenos pulmões, nas redes sociais, após ser divulgado que a Executiva nacional do PT havia supostamente publicado que Babá seria lançado em estratégia conjunta ao prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) para derrotar o próprio Ramalho, o bolsonarista apontou:
“O verdadeiro candidato de Lula em Vila Velha é o prefeito Arnaldinho. A máscara caiu, a velha política quer iludir o eleitor da cidade. O plano de Lula para 2026 envolve a Prefeitura de Vila Velha”. Uma das principais estratégias de Ramalho é tentar ligar a figura de Arnaldinho à esquerda.
Reivindicou o lugar
Após o vídeo de Ramalho, Babá publicou nota reivindicando o posto de “candidato do Lula”, até porque, nos bastidores, é importante para o petista ter atrelada a ele a imagem do atual presidente da República.
“Eu sou o candidato do povo de Vila Velha. Minha campanha não vai servir para candidatos bolsonaristas falarem quem é mais à direita”.
Mistério será revelado
Conforme publicado ontem por Plenário, a expectativa é de que o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), anuncie hoje o escolhido para compor a vice. É o último prefeito da Grande Vitória a fazer o anúncio. O prazo final para que isso aconteça vence amanhã. Cris Samorini (PP), Delmaestro (PP), Piquet (PP) e Aridelmo (Novo) no páreo.
Com Bolsonaro
Estiveram com o ex-presidente Jair Bolsonaro o senador e presidente do PL no Estado, Magno Malta, e o candidato à Prefeitura da Serra, vereador Igor Elson. Este último pediu para que Bolsonaro viesse ao Estado. Em vídeo, o ex-presidente afirmou que “se Deus quiser”, estará em solo capixaba em apoio a nomes do PL.
Essa é uma expectativa da cúpula da sigla, que entende que a presença de Bolsonaro pode até decidir resultado em diversas cidades.
Conversa ao pé do ouvido
Durante comemorações dos 190 anos da Assembleia, uma cena chamou atenção: a conversa, ao pé do ouvido entre o governador Casagrande (PSB) e o candidato a prefeito de Vitória João Coser (PT). A tendência é de que, daqui para frente, a briga pelo apoio do governador na capital aumente.
MDB estará junto de Podemos em São Mateus
Depois de muita especulação sobre o futuro do MDB em São Mateus com a então pré-candidatura de Amadeu Boroto, depois de ter sido impedido de disputar a eleição neste ano, o MDB decidiu apoiar Marcus da Cozivip (Podemos). Quem intermediou a parceria foi o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço. Nos bastidores, até fotos de campanha já teriam sido produzidas.
O PSD, de Renzo Vasconcelos, também já bateu o martelo com o Cozivip.
GALERIAVice anunciado no norte
Em São Mateus, conforme Plenário antecipou, a chapa do candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) foi formalizada: o então pré-candidato Ferreira Júnior (Rede) estará na vice de Carlinhos para a disputa.
Mudança nas sessões
O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), revelou que as sessões de segunda-feira continuarão presenciais, porém as de terça e quarta passarão a ser on-line.
Puro-sangue em Aracruz
Após ter sido especulado que o Republicanos poderia apoiar a candidatura de Roberto Rangel (Podemos) em Aracruz, o possível acordo parece ter esfriado. Rangel irá com chapa puro-sangue.
Reassumiu secretaria
Em Barra de São Francisco, Noroeste do Estado, Elcimar Alves, que foi cotado para compor a vice de Enivaldo dos Anjos (PSB), não foi escolhido e já foi nomeado para reassumir a secretaria de Saúde.