Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

PT decide futuro em Vila Velha

Confira a coluna desta quarta-feira

Eduardo Maia | 01/05/2024, 13:00 13:00 h | Atualizado em 02/05/2024, 07:55

Após meses de impasses para saber quem seria o nome lançado pelo PT para disputar a Prefeitura de Vila Velha contra o atual prefeito, Arnaldinho Borgo (Podemos), o partido chegou, enfim, a uma conclusão. O ex-vereador da cidade, João Batista, conhecido como Babá, foi o escolhido, vencendo disputa interna contra o economista Edson Wilson.

No entanto, a decisão não foi tomada facilmente. Ontem, uma reunião estava marcada para definir o nome, mas pouco antes do encontro, foi cancelada. Mesmo assim, nos bastidores, já corria a informação de que o martelo havia sido batido, já que a presidente estadual do PT, deputada federal Jack Rocha, havia postado uma foto entre Babá e Wilson, com os três sorrindo. Como até aquele momento o clima entre eles era instável, interlocutores cravaram que o nome tinha, enfim, sido definido. Horas depois, divulgaram que Babá havia levado a melhor.

Depois da tempestade...

A chancela ao nome de Babá por Jack Rocha também foi importante, segundo lideranças do PT, porque nas últimas semanas diversos apoiadores de Babá e Wilson a criticaram, dizendo que o PT em Vila Velha não poderia ficar sem candidato à Prefeitura. Agora, Wilson disputará vaga na Câmara. “Depois da tempestade, há de vir a bonança”, disse uma fonte do partido.

De volta ao governo?

O deputado Tyago Hoffmann (PSB), pré-candidato em Vitória, poderia, segundo integrantes do governo, voltar a assumir alguma secretaria estadual. Ele já foi secretário de Governo, dentre outros cargos. O motivo disso, nos bastidores, seria aumentar ainda mais a visibilidade, pensando em 2026. Oficialmente, a equipe diz que o foco é o mandato e a discussão do pleito de 2024.

Presente do Glorioso

O presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo (MDB), aproveitou que seu time de coração, Botafogo, está liderando o Campeonato Brasileiro para mostrar o presente que ganhou de aniversário. “Esse é o manto do Botafogo”, comemorou.

Mesmos passos

Ao que tudo indica, o deputado estadual Denninho Silva (sem partido) tem influenciado a própria família a entrar no mundo político. A mulher de Denninho, Adriana Duarte, se filiou ao MDB na última janela e vai disputar vaga na Câmara de Vitória neste ano. Cabe lembrar que Denninho, antes de chegar à Assembleia, era vereador da capital.

A filiação de Adriana só aumenta a especulação de que Denninho deve, em breve, também se filiar ao MDB.

Desavença entre prefeito e deputados continua

Após os deputados terem repudiado falas do prefeito de Dores do Rio Preto, Ninho (PP), por ter criticado parlamentares durante participação em Podcast e por ter se envolvido em briga com Vandinho Leite (PSDB), o prefeito divulgou vídeo. “Se a instituição se sentiu ofendida, fica o pedido de perdão, e desculpa ao Hoffmann, que chamei de ‘deputadozinho’. Não condiz”. Mas ressaltou: “Ainda haverá outro vídeo, vou responder às ofensas que Hoffmann me proferiu”.

Galeria

Exonerada da Câmara

A mulher do deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), Lara Rodrigues Ferreira, foi exonerada da Câmara de Vitória. Ela exercia o cargo de secretária de gabinete do presidente da Casa, Leandro Piquet (PP), ex-filiado ao Republicanos.

Qualificar vereadores

O deputado Alcântaro Filho (Republicanos), através de um curso, pretende ajudar na formação e apoio a 20 nomes que irão participar das eleições para às câmaras do Estado.

Homenagem

O conselheiro do Tribunal de Contas, Rodrigo Chamoun recebeu a Comenda Medalha do Mérito do Ministério Público – honraria entregue pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MP-ES). A homenagem é feita às personalidades que contribuíram para o fortalecimento da instituição.

Alinhamento de vereadores

Pré-candidatos à Câmara da Serra pelo Podemos vão se reunir amanhã para alinhamento. O grupo é aliado do atual prefeito, Sergio Vidigal (PDT).

SUGERIMOS PARA VOCÊ: