PSB lança Casagrande ao Senado este sábado
Partido também oficializa hoje coligações e nomes à Câmara Federal e Assembleia Legislativa
Eduardo Maia
Siga o Tribuna Online no Google
A convenção estadual do PSB acontece hoje, a partir das 9 horas, no Espaço Patrick Ribeiro, em Vitória. Será nesse evento que o nome do ex-governador do Estado Renato Casagrande (PSB) será homologado como pré-candidato ao Senado.
Clique aqui e receba em primeira mão as notícias da Coluna Plenário
A última vez que Casagrande disputou o Senado foi em 2006, tendo sido eleito com 1.031.487 votos. Exerceu o mandato até ser eleito governador do Estado, já no ano de 2010.
Além da confirmação do nome de Casagrande, o partido deve anunciar de nove a dez partidos na coligação. Serão conhecidas também as chapas completas de deputado estadual e federal.
Um dos fatores mais interessantes do grupo diz respeito ao deputado federal Paulo Folletto, que está deixando o Congresso para tentar uma das vagas à Assembleia Legislativa.
A chapa para deputado federal vai contar com nomes como Felipe Rigoni, Tyago Hoffmann, Emanuela Pedroso, Freitas, Dr. Victor Linhalis, dentre outros. No mercado político, é considerada uma das mais competitivas.
Problemas a resolver
O presidente estadual do PSB, Alberto Gavini, segundo a coluna apurou, já teve que se desdobrar para resolver algumas situações envolvendo os números de urna que já foram distribuídos, mas por força da Justiça Eleitoral, ainda não podem ser divulgados.
Leia Mais: Embora estejam na mesma federação, Rede apoiará Ricardo; Psol ficará com Salomão
É comum que haja aqueles candidatos que não gostaram do número, que acham que não combinou ou que há outros melhores.
Haja jogo de cintura para equilibrar isso...
Vai ser com o MDB!
Embora o PSB seja o partido do ex-governador Casagrande, que estava à frente do Palácio Anchieta até abril, oficialmente, o partido não quer tomar as “rédeas” sobre a discussão envolvendo a outra vaga ao Senado ou o lugar de vice na chapa do governador Ricardo Ferraço (MDB).
A definição vai ficar para o MDB, que hoje é presidido no Estado pelo prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio.
Convenção deles será no próximo dia 5.
Por falar na convenção...
Euclério reagiu ao convite do MDB que foi publicado recentemente nas redes sociais do MDB nacional.
Voltou a falar que quem vai decidir sobre as candidaturas é a Executiva eleita. "Não haverá carteiradas", afirmou.
Cabe destacar que a favorita para ficar com uma das vagas ao Senado na coligação é a ex-senadora Rose de Freitas.
Posições diferentes
A Federação Psol-Rede definiu o encaminhamento político para as eleições. O acordo preserva a unidade da federação, mas permite estratégias distintas.
A Rede apoiará Ricardo Ferraço (MDB) ao governo e Renato Casagrande (PSB) e Fabiano Contarato (PT) ao Senado.
Já o Psol estará com Helder Salomão (PT) ao governo, Contarato ao Senado e lançará Carlos Fabian como candidato à outra vaga de senador.
Quase se esbarraram...
O governador Ricardo Ferraço (MDB) visitou ontem a Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), em São Gabriel da Palha. É um dos principais eventos do agro no Estado.
Quem também aproveitou para circular no encontro foi o ex-prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini (Rep) e seus aliados, como Erick Musso e Evair de Melo, ambos do Republicanos.
Durante as andanças, quase cruzaram os caminhos.
Primeira candidatura registrada no Sudeste
O vereador de Vitória e candidato ao Senado pelo Partido Novo, Leonardo Monjardim, tornou-se o primeiro candidato do Espírito Santo e de toda a Região Sudeste a ter o pedido de registro de candidatura ao Senado protocolado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Até o fechamento desta edição, o sistema da Justiça Eleitoral contabilizava cinco pedidos de registro para o cargo de senador em todo o País, sendo o de Monjardim um dos primeiros apresentados oficialmente.
O registro foi realizado logo após a convenção da legenda, ocorrida na terça.
Voltou a aparecer...
Ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD) foi visto na quinta-feira com Evair de Melo e Erick Musso em eventos na cidade de João Neiva.
Ainda há incógnita sobre o papel dele no processo eleitoral deste ano.
Encontro marcado
A deputada estadual Camila Valadão (Psol) promove amanhã um encontro de apoiadore: será o "Esquenta da Camila". Vai ser uma reunião com apoiadores da pré-candidatura de Camila à reeleição.
Momento servirá de diálogo sobre a conjuntura política. Acontecerá na Casa Caipora, no Centro de Vitória, às 15 horas.
Convenção será hoje!
A convenção partidária do Democrata também está marcada para acontecer hoje. Será a partir das 9 horas, no plenário da Câmara Municipal de Vitória. A presidente nacional da sigla, Suêd Haidar Nogueira, se fará presente.
A sigla Democrata é o antigo Partido da Mulher Brasileira (PMB).
A mudança oficial do nome da agremiação foi aprovada por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ainda em dezembro de 2025.
Associação de servidores
Os servidores públicos efetivos da Câmara de Anchieta, buscando a valorização da categoria, criaram a Associação dos Servidores Públicos Efetivos da Câmara Municipal de Anchieta (Aspecma).
A entidade foi instituída com o propósito de promover a união e a representatividade.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Plenário,por Eduardo Maia
Eduardo Maia
PÁGINA DO AUTORPlenário
Há mais de 55 anos, a tradicional coluna Plenário acompanha de perto os bastidores da política capixaba nas páginas de A Tribuna. Também presente no Tribuna Online, o espaço traz diariamente notícias, análises e informações exclusivas sobre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Com olhar atento, revela as costuras políticas que movimentam os quatro cantos do Espírito Santo.