PP entre a cruz e a espada
Coluna foi publicada nesta sexta-feira (17)
A política de Vila Velha vive momento de calmaria após todo o movimento de Alexandre Ramalho, orquestrado pelo PL, que nos últimos momentos convenceu o ex-secretário de Segurança do Estado a se filiar ao partido de Magno Malta.
No entanto, surgiu nos últimos dias nos bastidores políticos da cidade que parte dos nomes da chapa do PP, já formada, tem a esperança de que, nas convenções, o ex-prefeito e pré-candidato pela sigla, Neucimar Fraga (PP), recue e componha com o prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos).
Apesar disso, outra parte da chapa continua fechada com Neucimar. É o caso, inclusive, do filho do ex-prefeito, Lucas Fraga (PP), que vai disputar vaga neste ano. Cabe lembrar que Arnaldinho Borgo é muito próximo da direção estadual do PP. Foi, inclusive, sondado pelo partido na última janela de transferência e esteve com um pé e meio dentro da legenda.
Ex-prefeito quer disputa
Mesmo com o burburinho nos corredores e com a clara preferência de alguns pré-candidatos do PP em favor de Arnaldinho, o ex-prefeito Neucimar Fraga continua com a mesma posição: quer disputar e quer que a direita tenha, na cidade, mais opções além de Ramalho, já que o próprio Neucimar já chegou a falar que Borgo seria, na verdade, “candidato de esquerda”.
A volta de Ferraço
O ex-prefeito de Cachoeiro e deputado federal, Theodorico Ferraço (PP), de 86 anos, publicou manifesto no qual confirma: é pré-candidato do PP à Prefeitura de Cachoeiro.
Ainda havia a dúvida de que sua mulher, Norma Ayub (PP), poderia ser a escolhida. No entanto, Ferraço deixou claro que a definição virá em conjunto com o MDB e com o Novo.
Paparazzo presente
Uma atitude tem chamado a atenção de servidores de uma câmara da Grande Vitória. Parlamentares estariam filmando falas de outros colegas, inclusive em momentos de reuniões. Por conta disso, com receio, os vereadores não estariam se encontrando com frequência para conversar.
Vinda de Deltan
Ex-procurador da República (PGR), Deltan Dellagnol estará no Espírito Santo neste sábado (18) para participar de evento do partido Novo.
Dellagnol é embaixador do partido e vai participar do primeiro encontro estadual da legenda, que acontecerá das 13 às 18h, no Hotel Sheraton, em Vitória.
O presidente nacional do partido, Eduardo Ribeiro, também é presença confirmada. Em Vitória, o Novo tem um vereador em exercício: Leonardo Monjardim.
R$ 450 milhões para evitar desastres naturais
O Senado aprovou relatório do senador Fabiano Contarato (PT) que autoriza captação de R$ 450 milhões para execução do Programa de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas do Estado. Entre as ações previstas está o financiamento de projetos em cidades sob risco de desastres naturais. A iniciativa tem objetivo de melhorar a capacidade de resposta do estado aos eventos extremos da natureza.
Galeria
Mais dois cassados
Após Vila Velha, Cariacica e Ibatiba, Nova Venécia também perdeu dois vereadores. A determinação veio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os parlamentares cassados foram Tião e Delei da Borracharia, ambos eleitos pelo Solidariedade. O TSE alegou fraude à cota de gênero.
Quer se aproximar
A secretária das Mulheres do Estado, Jacqueline Moraes (PSB), esteve nesta quinta (16) no evento do pré-candidato à Vitória, João Coser (PT), que faz debates para elaboração de plano de governo. Com o recuo de Hoffmann (PSB), nos bastidores, Jacqueline poderia ser nome para compor a vice de Coser, algo considerado por membros do partido como “projeto pessoal”.
Novo em Colatina
Após nota confirmando nomes que estão à disputa da Prefeitura de Colatina publicada nesta quinta (16) pela coluna, a presidência do Novo entrou em contato para ressaltar que Vinícius Bragatto é pré-candidato pela sigla.