Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
tempo 26°C VITÓRIA
User Login
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PLENÁRIO

Partido de Renzo e Hartung continua sem ter decisão

Sigla pode coligar com Republicanos, Palácio ou lançar candidaturas solo. Conversas com partidos continuam

Eduardo Maia | 04/08/2026, 06:00 h | Atualizado em 03/08/2026, 19:59
PLENÁRIO

Eduardo Maia


          Imagem ilustrativa da imagem Partido de Renzo e Hartung continua sem ter decisão
Lívia Vasconcelos, Paulo Hartung, Renzo Vasconcelos e Aridelmo Teixeira |  Foto: Divulgação/ PSD

Faltando um dia para o término do período de convenções, está praticamente tudo posto no tabuleiro da política capixaba.

Ontem, conforme a coluna trouxe com exclusividade, “o amor voltou”. A federação União-Progressista, após ruídos com o Palácio, indicou o nome do vereador de Vitória Camillo Neves (PP) para compor como vice de Ricardo Ferraço (MDB).

Clique aqui e receba em primeira mão as notícias da Coluna Plenário

Paralelamente, o ex-governador Paulo Hartung (PSD) anunciou, embora de forma dúbia, que não vai disputar nenhum cargo neste ano. “Sigo com meus passos de incansável militância cidadã por uma realidade mais próspera”, comunicou.

Hartung, em nenhum momento, havia confirmado que disputaria algo. Ao contrário. Falava que tanto podia disputar, como não. A única coisa que deixou claro desde antes de se filiar ao PSD era seu apoio ao ex-prefeito de Vitória Pazolini (Rep).

Agora, a dúvida é sobre qual coligação o PSD, de Renzo Vasconcelos, vai figurar. Se é que vai figurar, pois pode também sair sozinho no processo eleitoral. Decisão até amanhã.

Seguem as conversas

A informação apurada pela coluna é de que as conversas continuam tanto com o Republicanos quanto com o Palácio Anchieta. À mesa ainda segue o espaço que o PSD pode ocupar em ambas as coligações.

Leia Mais: Está confirmado! Federação vai indicar vice de Ricardo e já há favorito

Do lado de Pazolini seria a vice, com Lívia Vasconcelos ou Guerino Zanon. Do lado do governo, há a possibilidade de ocupar a vaga ao Senado. Renzo Vasconcelos e outras lideranças do PSD estiveram “submersas” ontem, sem atender a imprensa.

Desabafo do ex-prefeito

O ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon foi a única liderança do PSD que atendeu o contato da coluna na tarde de ontem. O tom da fala foi de desabafo.

"O partido com o tamanho do PSD deveria lançar um nome, há pessoas que estão prontas para contribuir, como eu fiz em 2022, por exemplo, quando fui candidato ao governo do Estado. Temos até amanhã. Com todos esses problemas que circulam o PSD, ninguém está animado. Não temos nem a relação de pré-candidatos", desabafou.

Confirmação hoje!

A convenção estadual do Republicanos que vai lançar Lorenzo Pazolini ao governo acontece hoje, às 18h30, em Tabuazeiro, Vitória.

Além de homologar o ex-prefeito e lançar as chapas de deputado federal e estadual completas, o partido também vai oficializar a candidatura de Evair de Melo ao Senado, conforme a coluna antecipou no último sábado.

O deputado federal, portanto, vai fazer campanha casada com Maguinha Malta (PL) à Casa Alta.

Falando no Senado...

O deputado estadual Sergio Meneguelli (PSD), que se coloca como pré-candidato ao Senado e busca autorização para disputar, falou ontem à coluna que não abre mão da candidatura e tem esperança de que o presidente Renzo dê condições a ele.

“Eu só não vou ser candidato se Renzo não quiser. Não é novidade que não abro mão. Em último caso, espero que na nossa convenção, amanhã, a gente saia em chapa pura. Estou disposto a isso”, reafirmou.

Escolha consolidada

O anúncio sobre a escolha de Ricardo Ferraço por Camillo Neves deve acontecer a qualquer momento. Desta maneira, a federação União-Progressista é englobada na majoritária, como foi desde o início das conversas o objetivo de Josias Da Vitória (PP) e Marcelo Santos (União).

Camillo é próximo de Da Vitória e de Ricardo e é considerado bom nome para somar à campanha do emedebista. Além de ser jovem na idade e na política, tem votos em Vitória.

Tendência é que partido caminhe com Palácio

A convenção estadual do Democracia Cristã (DC) acontece hoje, ao meio-dia, no Cerimonial Stein, em Novo Porto, na Serra.

Além de lançar as chapas de candidatos a deputado estadual e federal, o partido vai homologar a candidatura do deputado estadual Wellington Callegari ao Senado.

A expectativa do mercado político é que a sigla, presidida por Marcos Caran, oficialize o apoio à reeleição do governador Ricardo Ferraço (MDB), somando mais uma força à coligação governista.

Sentiram falta...

A ausência de Cabo Cassotto nas chapas do PL chamou atenção, já que em determinado momento chegou a ser “ventilado” até como possível opção ao governo. Ele explicou:

“Já havia feito a escolha de não disputar, mas estou na composição. Objetivo de auxiliar Maguinha. Meu nome está à disposição para a suplência ao Senado ou até para compor como vice”, afirmou.

Polêmica na cidade

O vereador de Laranja da Terra Marlon Wolfgramm (PSD) apresentou projeto de lei que exige a realização periódica de exame toxicológico nos agentes políticos na cidade.

Reconhecimento

O gabinete do vereador de Vitória Bruno Malias (PSB) foi reconhecido na edição 2026 do Reconhecimento das Câmaras Legislativas Municipais, iniciativa promovida pelo ES em Ação em parceria com a Transparência Capixaba para valorizar mandatos comprometidos com transparência, integridade e participação social.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

PLENÁRIO

Plenário, por Eduardo Maia

ACESSAR Mais sobre o autor
PLENÁRIO

Plenário,por Eduardo Maia

PLENÁRIO

Eduardo Maia

PÁGINA DO AUTOR

Plenário

Há mais de 55 anos, a tradicional coluna Plenário acompanha de perto os bastidores da política capixaba nas páginas de A Tribuna. Também presente no Tribuna Online, o espaço traz diariamente notícias, análises e informações exclusivas sobre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Com olhar atento, revela as costuras políticas que movimentam os quatro cantos do Espírito Santo.