Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Partido de olho na Grande Vitória

Coluna foi publicada no domingo (05)

Eduardo Maia | 06/05/2024, 11:36 11:36 h | Atualizado em 06/05/2024, 11:36

Imagem ilustrativa da imagem Partido de olho na Grande Vitória
Erick Musso, presidente do Republicanos, tem intensificado reuniões na Grande Vitória a fim de fortalecer o partido para as eleições municipais |  Foto: Ellen Campanharo / AL-ES

Os planos do Republicanos na Grande Vitória têm sido encarados como ousados por atores políticos. A depender dos resultados em outubro, o partido pode ser um dos mais fortalecidos, já que tem pré-candidatos considerados expressivos em cidades-chave. Interlocutores acreditam que em caso de reeleição do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini e em caso de vitória do atual vereador Rodrigo Borges em Guarapari e do deputado estadual Pablo Muribeca na Serra, a sigla conseguirá ainda mais força. Isso, nos bastidores, pesaria consideravelmente para as estratégias políticas do partido em 2026.

O presidente estadual da legenda, Erick Musso, tem intensificado as reuniões nas cidades da Grande Vitória. É considerado, internamente, como um articulador. Em Cariacica, Vila Velha e Viana, o partido está fechado com Euclério, Arnaldinho e Wanderson, respectivamente.

Risco de cassação

Seis vereadores de Cariacica correm risco de terem seus mandatos cassados por suspeita de fraude à cota de gênero praticada pelos partidos. O julgamento do TRE-ES já começou e, até agora, conta com um voto a favor das cassações. No entanto, foi interrompido por pedido de vista. Correm risco vereadores eleitos pelo PV, Cidadania, PMN e PDT.

Conversas com Lula

Apesar de Casagrande (PSB) ter dito que em cidades com mais de um aliado, ao menos no 1º turno, deve se abster, nos bastidores, o Presidente Lula (PT), em contatos frequentes com o governador, teria pedido apoio ao pré-candidato João Coser (PT) em Vitória. “Muita coisa depende também do PSB, mas é difícil ele apoiar alguém no 1º turno”, disse uma fonte.

Antes de ser governador...

Durante as comemorações dos 60 anos de Boa Esperança, o governador Casagrande (PSB) aproveitou para plantar uma árvore da espécie Pau-Brasil. Cabe lembrar que antes de entrar para a política, Casagrande se formou Engenheiro Florestal. “Entende tudo de plantas”, brincou um secretário de Estado.

Dobradinha?

O deputado Tyago Hoffmann (PSB), pré-candidato à Prefeitura de Vitória, publicou foto junto da vice-prefeita da cidade e também pré-candidata, Capitã Estéfane (Podemos).

O deputado disse que o encontro foi “oportunidade de reafirmar parceria para este ano”. Estéfane, porém, já disse que não tem planos para compor vice e quer disputar a majoritária. Nos bastidores, Tyago, antes do lançamento de Estéfane, desejava ter o Podemos em seu grupo.

Título de eleitor para pessoas em situação de rua

Por meio de uma ação pioneira do Tribunal Regional do Espírito Santo (TRE-ES), 35 pessoas que vivem em situação de rua tiveram a oportunidade de fazer o título de eleitor, solicitar transferência ou regularizar a situação eleitoral. O mutirão contou com a parceria da Secretaria de Assistência Social de Vitória.

Os atendimentos ocorreram no Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua, em Mario Cypreste, na capital.


Galeria

Apoio à sucessão

A ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini (PP), esteve na posse do novo PGJ, Francisco Berdeal. Ao lado dela, a todo momento, esteve o novo presidente da instituição, Paulo Baraona. A atitude demonstra apoio de Cris na sucessão. Ela também aproveitou para estar perto do presidente estadual do PP, deputado federal Da Vitória.

Foi estagiário

Ainda sobre a posse de Berdeal, o deputado estadual Alcântaro Filho (Republicanos) fez questão de acompanhar a solenidade. Isso porque Alcântaro, em Aracruz, foi estagiário de Berdeal no Judiciário.

Apoio de ramalho

O pré-candidato à Prefeitura de Vila Velha, Alexandre Ramalho (PL) tem intensificado as conversas com a chapa de pré-candidatos à câmara da cidade. Os destaques do PL no município, segundo as próprias lidderanças do partido são Devacir Rabello e Ivan Arpini.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: