Os primeiros eliminados
Não é o Big Brother Brasil, mas as eleições de 2022, no Espírito Santo já tem os seus primeiros eliminados. Até o último sábado constavam no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quatro candidaturas desistentes.
Todas para deputado estadual. São elas: a do ex-secretário municipal de Vila Velha, Rafael Gumiero (Cidadania), a do vereador de Alfredo Chaves Armando Zanata Ingle Ribeiro (Republicanos), a do engenheiro Maurício Gorza (PSDB) e da tenente do Corpo de Bombeiros, Carla Andresa.
Esta última, o caso mais curioso e polêmico, que Plenário chamou atenção em primeira mão no dia 13 de agosto. O nome dela aparecia no sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE (DivulgaCand) como candidata à Assembleia pelo Republicanos. Depois aceitou convite para ser vice na chapa ao governo de Audifax (Rede) pelo Solidariedade.
Polêmica
Conforme Fernando Dilen, especialista em Direito Eleitoral, ouvido pela coluna na ocasião, a chapa de Audifax está diante de um problema jurídico, não por Andresa mudar o cargo na disputa, mas pela troca de partido. Ela teve o nome chancelado em convenção do Republicanos. O advogado da chapa diz porém, que ela está em outro regime por ser militar.
Assistente virtual
O deputado estadual Marcelo Santos (Podemos), que é candidato à reeleição, lançou no final de semana a sua própria assistente virtual. “Celo“, como é chamada, consegue personalizar as fotos de perfil dos seguidores, envia figurinhas e compartilha o contato do parlamentar no WhatsApp. Ela pode ser acessada no marcelosantos.strelo.com.br.
Vale tudo na tendência
Virou sensação no Instagram nos últimos dias um efeito de fotos acompanhado da música “Move Your Feet” da dupla Junior Senior. Candidatos não perderam o “time” da tendência e postaram fotos de tudo, desde imagens antigas deles a outras rurais mescladas com a batida eletrônica da música.
Bom motorista
O motorista capixaba que não cometeu infração de trânsito sujeita à pontuação na CNH, durante um ano, poderá ter desconto de 30% sobre o valor do IPVA e de 80% sobre o valor de multas e infrações anteriores. Os benefícios devem começar a valer a partir de setembro. Mas para que isso ocorra, a Assembleia Legislativa deve votar projeto do deputado estadual Bruno Lamas (PSB), que regulamenta no Estado as regras para o Cadastro de Bons Motoristas.
Violência política contra mulheres
O Ministério Público Eleitoral disponibilizou um canal para denunciar quem assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar, por qualquer meio, candidatas a cargo eletivo ou detentoras de mandato eletivo, utilizando-se de menosprezo ou discriminação à condição de mulher ou à sua cor, raça ou etnia, com a finalidade de impedir ou de dificultar a sua campanha eleitoral ou o desempenho de seu mandato eletivo. O link se encontra no site do MPF e do TRE.
GALERIA
Bom motorista II
Para garantir celeridade na concessão dos benefícios ao bom motorista, Bruno Lamas pediu urgência na votação da sua proposta, que poderá entrar na pauta da sessão de hoje.
Prioridade em cartórios
Matéria apresentada pelo deputado estadual Marcos Madureira (PP) pretende garantir aos corretores de imóveis, no exercício da profissão, atendimento prioritário nos cartórios de notas e registros de imóveis, nas repartições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos no Estado.
Dia da capoeira
A Câmara de Guarapari realiza na quinta, às 18 horas, uma reunião pública para comemorar o Dia da Capoeira. O encontro foi proposto pelo vereador Luciano Costa (PDT)e reunirá mestres e capoeiristas.