Os perfis deles segundo o chefe
O ano começa para alguns hoje, entre eles os secretários Álvaro Duboc e Gilson Daniel, que assumem de forma oficial, respectivamente, as pastas de Governo e Planejamento.
O governador Renato Casagrande (PSB), que apontou as eleições que se avizinham como o motivo da troca, já que Gilson deverá ser candidato a deputado federal e, assim, se desincompatibilizar em abril, também apontou as características que, segundo ele, os credenciam para os novos postos.
“Gilson entende de orçamento, é formado na área, é contador público. Vai desenvolver bem os três meses. Na área de planejamento, além dele tem uma equipe técnica muito qualificada. Na hora que ele sair, não haverá descontinuidade”, disse.
“Na secretaria de Governo, precisamos ter alguém que precisa conhecer a máquina pública e os projetos do governo como o Álvaro”, explicou o governador.
Habilidade política
A habilidade política que há em Gilson não deverá faltar a Duboc, na visão de Casagrande. “Ele já nos representa em muitas conversas com as demais instituições, trata do orçamento com demais Poderes, e na Casa Civil, que trata mais das questões políticas, o Davi Diniz também não será candidato. Para política do governo a área ficará muito estável em 2022”.
Parte retorna hoje
Depois da pausa para as festas de fim de ano e manutenção predial, a Assembleia Legislativa do Estado retomará os seus trabalhos administrativos e de atendimento ao público no dia de hoje.
Já as atividades em plenário só retornam no dia 2 de fevereiro, após o término do recesso dos parlamentares, iniciado em dezembro.
Novas surpresas?
Apesar de o governador Renato Casagrande ter afirmado que novas mudanças no governo devem acontecer somente em março, aliados e políticos que não integram o Palácio Anchieta não descartam novas surpresas nas próximas edições do Diário Oficial do Estado. “Prévia do BBB”, brincou um político.
Convite do PTB
O ex-deputado federal Nilton Baiano foi oficialmente convidado pelo presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Bruno Lourenço, para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa.
O também pré-candidato Tenente Assis participou da reunião, que ocorreu recentemente.
Nilton Baiano prometeu dar uma resposta ainda este mês.
“É uma honra. Disposição eu tenho, mas quero ouvir meus familiares”, disse.
Unidade de tratamento de câncer recebe recursos
O Hospital Evangélico de Vila Velha recebeu R$ 4,1 milhões destinados através de emendas da senadora Rose de Freitas (MDB) para a nova Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, que entrará em funcionamento em 2022.
De acordo com o hospital, com os equipamentos que serão adquiridos a partir desses recursos, anualmente serão realizadas 59 mil radioterapias, 21 mil quimioterapias e 21 mil consultas.
Projetos sociais
O Estado terminou 2021 com menos homicídios do que em 2020. Pessoas ligadas à Segurança, contudo, destacam a escalada no interior, especialmente no Noroeste.
Projetos sociais
Em sessão solene recente, a Câmara de Vitória, por meio do vereador André Brandino (PSC), homenageou voluntários que se dedicam a Projetos Sociais Esportivos. Participaram pessoas que ajudam crianças e jovens em comunidades.
Em “stand-by”
Enquanto não retornam, 21 dos 30 deputados estaduais da Assembleia Legislativa integram uma Comissão Representativa responsável por responder por eventualidades durante o recesso parlamentar. A comissão pode, inclusive, sustar atos do Poder Executivo que exorbitem atribuições de Poderes.
Presidente excomungado
Nesta data, em 1962, o papa João XXIII excomungou o ex-presidente de Cuba Fidel Castro.