Olhos voltados para Vila Velha
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Acontece hoje o tradicional desfile cívico-militar de Vila Velha. Este ano, a cidade comemora 490 anos, e a expectativa é de que o prefeito Arnaldinho (sem partido) anuncie obras para os próximos anos. Apesar de o desfile ser foco dos munícipes, há um “pano de fundo” político cercando a solenidade.
O evento promete trazer sinais de como estão as relações entre o prefeito canela-verde e a administração estadual. O governador Renato Casagrande (PSB) e o vice Ricardo Ferraço (MDB) confirmaram presença. Cabe destacar que, recentemente, houve uma reunião no Palácio Anchieta entre Arnaldinho e Casagrande, quando ambos falaram sobre investimentos na cidade e também a respeito do cenário político.
Embora Arnaldinho esteja “namorando” o PSD, aliados garantem que o encontro já estava marcado antes de Plenário noticiar a reunião dele com Gilberto Kassab, na semana passada.
Vice nos holofotes
Após meses trabalhando mais nos bastidores da administração de Vila Velha, o vice-prefeito, Cael Linhalis (PSB), começa a aparecer com mais frequência ao lado de Arnaldinho Borgo (sem partido), principalmente após as últimas movimentações do prefeito nas últimas semanas. Está em vídeos institucionais e recebeu até o título de cidadão vila-velhense.
Senado? Nem tanto...
Apesar de nos bastidores a possibilidade de o deputado federal Da Vitória (PP) disputar uma das vagas para o Senado nas eleições do ano que ver estar cada vez mais consolidada, interlocutores do presidente do PP disseram à coluna que a chance de ele tentar se viabilizar ao governo é real. Cabe destacar que o próprio governador aponta isso.
Entrou na roda da capoeira!
O prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), aproveitou a caminhada que visa o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças de uma forma leve.
Assim que se deparou com um grupo de crianças jogando capoeira, decidiu entrar na roda. Foi até elogiado pelos jogadores.
Recados
O governador Casagrande tem comemorado os resultados alcançados pelo programa “Estado Presente”. Durante evento, em Vitória, apresentou dados:
“Lá em 2011, quando eu assumi o governo pela primeira vez, éramos o 2º estado mais perigoso do País, com 2 mil mortes por homicídio a cada ano. Depois que estivemos no governo, chegamos em 2024 a 852 homicídios. A cada ano caminhamos para estar entre os mais seguros do País”.
Secretário é exonerado por Ferraço no Sul
A Prefeitura de Cachoeiro anunciou exoneração, a pedido, do secretário de Administração, Amós Marcelino. O atual Controlador Geral municipal, Fernando Moura, assumirá interinamente a pasta. A decisão foi tomada após Marcelino colocar o cargo à disposição, diante de acusação veiculada em rede social envolvendo suposta facilitação a uma empresa na licitação de serviços de limpeza. Fora do cargo, vai se defender. Tem apoio do prefeito Ferraço (PP).
Galeria
“O papo agora é Federal”
Com a frase que estreou durante entrevista ao Estúdio Tribuna Online, “o papo agora é federal”, o presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União Brasil), vai promover no dia 31 de maio um evento de diálogo com lideranças. Será na sede da Aspomires, em Bento Ferreira, Vitória.
Posse no TRE-ES
Indicados pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) para compor o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-ES), os juízes Patrícia Leal de Oliveira e Moacyr Caldonazzi de Figueiredo Côrtes tomaram posse no cargo de juiz substituto, pela classe dos Juízes de Direito.
CNJ acionado por Senador
Senador Magno Malta (PL) acionou o CNJ contra decisão da Justiça de Vila Velha que teria proibido o vereador Pastor Fabiano (PL) de exercer sua função fiscalizatória. A liminar impede o parlamentar de acessar repartições públicas sob pena de multa. Para Malta, a medida fere a Constituição Federal.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



