Debates já têm datas marcadas
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Com as eleições internas do PT se aproximando cada vez mais, quando será momento de os militantes decidirem quais serão os novos presidentes estaduais e municipais, o clima entre os candidatos no Estado tem ficado cada vez mais acirrado.
A eleição vai acontecer no dia 6 de julho. Segundo apurou a coluna, o primeiro debate entre a atual presidente, Jack Rocha (PT), contra o deputado estadual João Coser (PT) acontece no próximo dia 31. Será em São Gabriel da Palha pela manhã e São Mateus pela tarde, ambas cidades do Norte.
Já no dia 7 de junho, será a vez do debate no Sul, em Cachoeiro e Alegre. Por fim, Vitória será palco do confronto de ideias no dia 14 de junho. Será momento de ouvir as propostas para os próximos anos do PT. Cabe lembrar que uma das principais ideias de João é a alternância de poder. Prometeu que após dois anos de mandato, quem assumirá será Iriny Lopes (PT).
Previsão de posse
Já existe previsão para que o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado seja empossado. Após ter sido escolhido em amplo processo eleitoral e ser selecionado pelo governador Casagrande (PSB), segundo interlocutores, a expectativa é de que Alexandre Puppim tome posse em junho. Como o pleno está em obras, estão buscando outro local adequado.
Políticos presentes
No próximo domingo acontece eleição para a Associação Comunitária de Jardim Camburi. O pleito, que terá quatro chapas, consegue reunir os políticos da cidade. Cada uma das chapas tem diferentes “padrinhos”, sejam vereadores ou deputados. Avaliam que participar do processo que envolve lideranças do maior bairro da capital pode gerar frutos.
Capixabas direto de Brasília
Mais da metade dos prefeitos do Espírito Santo participam da Marcha dos Prefeitos em Brasília nesta semana. A ideia do evento é fazer uma “ponte” entre a capital federal e os municípios. Os capixabas aproveitaram para fazer um jantar junto à bancada de deputados, buscando recursos para as cidades.
Intensificou
Após as últimas semanas, quando o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho (sem partido), se colocou de fato no tabuleiro político de 2026, outro aliado do governador Casagrande (PSB), Euclério Sampaio (MDB), tem endossado cada vez mais seu apoio ao projeto do socialista para 2026. “Temos um governador e um vice (Ricardo) que fazem de tudo por Cariacica e pelos 78 municípios”, disse, em mais um vídeo de apoio a dupla do Palácio Anchieta.
Ramalho escolhe “lado” e se aproxima de sigla
Após ter saído do PL ao assumir a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória, o ex-secretário de Estado da Segurança, Alexandre Ramalho (sem partido), tem sido defensor do prefeito Pazolini (Rep). Em um post, além de enaltecer a gestão, afirmou que o prefeito não “se curvou ao governo estadual de esquerda”. Cabe ressaltar, porém, que Ramalho fez parte desse governo, enquanto secretário. Fala demonstra maior proximidade do Republicanos e de filiação.
Galeria
já anunciou voto
Ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD) comentou recentemente em uma postagem do ex-deputado federal Carlos Manato (PL). Embora o post não tenha tido cunho político, Zanon decretou: “Manato é nosso senador”. Sinais.
Encontro no Anchieta
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho, esteve ontem com o governador Casagrande (PSB) no Palácio Anchieta. “Discutir ações importantes para o município”, disse Casagrande.
Assumiu Fundação Ulysses
O ex-prefeito de Ibatiba Luciano Pingo (MDB) assumiu a presidência da Fundação Ulysses Guimarães no Estado. A posse simbólica ocorreu em Brasília, na presença do presidente do MDB nacional, deputado Baleia Rossi (MDB-SP).
Nomeada na Ales
Após ter ficado em 3 º lugar na eleição para a Prefeitura de Vila Pavão, a então candidata Mônica Ziviani (PL) passou a integrar a equipe do gabinete do deputado Lucas Polese (PL).
MATÉRIAS RELACIONADAS:



