Filiação deve vir com bagagem
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Apesar de o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), ter feito uma primeira conversa com Gilberto Kassab (PSD) em São Paulo, aliados do chefe do Executivo já alertam que a possibilidade de Arnaldinho se filiar ao PSD é bem viável.
Conforme a coluna antecipou, Arnaldinho e o presidente nacional da sigla se encontraram, e o chefe do Executivo canela-verde pode se juntar ao presidente estadual do PSD, Renzo Vasconcelos, para fortalecer a sigla no Estado. Caso a filiação aconteça, o prefeito pode levar consigo dois fatores:
Em primeiro lugar, ele já “tem” um deputado federal — Dr. Victor Linhalis (Pode), que viajou com ele a São Paulo e deve seguir o partido para qual o prefeito se filiar. Ainda, tem uma gama de aliados em Vila Velha que pode migrar para o PSD, além de nomes de fora da Grande Vitória. Neste cenário, Arnaldinho pode ter influência direta na montagem de chapa para a sigla.
Carta na manga
Em Vila Velha, Arnaldinho ajudou ao Podemos eleger seis vereadores em 2024. Alguns, inclusive, pretendem disputar vaga na Assembleia ano que vem. A carta na manga para que esses vereadores possam migrar ao PSD é a fusão que o Podemos e PSDB vão passar: isso dá direito para que os parlamentares possam mudar de partido. A ver.
Reunião com Vidigal
O ex-secretário de Estado de Turismo Philipe Lemos (PDT) terá em breve reunião com o secretário de Estado de Desenvolvimento, Sergio Vidigal (PDT). Nos bastidores, encontro pode ser tentativa de convencer Lemos a permanecer no partido, embora ele já tenha demonstrado intenção de deixa-lo. Podemos e PP continuam sendo as principais possibilidades.
Federal no MasterChef?
O deputado federal e presidente estadual do Podemos, Gilson Daniel, deixou seus seguidores com água na boca ao preparar Jabá com Jerimum, prato tradicional do Nordeste feito com carne seca e abóbora.
“Já pode se inscrever no MasterChef, deputado”, brincou um seguidor.
Esquentando
Mesmo antes do ex-prefeito da Serra Sergio Vidigal (PDT) ter assumido a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, as conversas sobre seu filho, Sergio Vidigal Júnior (PDT) disputar vaga à Câmara Federal circulam. A possibilidade tem ficado cada vez mais real. Serginho, como é conhecido, tem participado de eventos com o pai e com o prefeito, Weverson Meireles (PDT). Ideia é trabalhar na transferência de votos de Vidigal pai para Vidigal filho.
Governador recebe presidente do Supremo
O Espírito Santo foi o primeiro estado escolhido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o lançamento de projetos do programa Pena Justa voltados para o sistema prisional. As ações foram oficializadas ontem, durante a visita do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, presidente do CNJ. O evento foi realizado no Complexo Prisional de Viana e contou com a presença do governador Renato Casagrande (PSB).
Galeria
Exonerada I
Após o prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), ter pedido sua então namorada em noivado, Lorrana Freitas pediu exoneração de seu cargo comissionado na prefeitura.
Exonerada II
Assessora parlamentar de Gilvan da Federal (PL), que teve mandato suspenso por 3 meses, Enfermeira Laryssa (PL), que foi candidata a vice na chapa de Ramalho (PL) à Prefeitura de Vila Velha em 2024, foi uma das 22 pessoas exoneradas.
Cidade lotada de políticos
Por conta do aniversário da cidade, São Gabriel da Palha recebeu diversos políticos do Estado. Alguns receberam título de cidadão gabrielense. Evento também serviu para aumentar a força de lideranças no interior.
Novo secretário
A Prefeitura de Sooretama ganhou reforço na administração com a nomeação do subtenente Marcelo Dantas Rossi. Será o 1º secretário a realizar a função, já que a pasta é inédita na cidade.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



