Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

O teste da governabilidade

| 02/12/2019, 08:19 08:19 h | Atualizado em 02/12/2019, 08:28

A sessão de hoje na Assembleia será o termômetro, o primeiro teste de governabilidade após todo o ruído criado entre o Palácio Anchieta e o Legislativo com a eleição antecipada da Mesa Diretora e a troca de liderança do governo na Ales.

Deve ser protocolado hoje o projeto do governo que define a transição de regime previdenciário dos servidores. O projeto é polêmico, deve receber muitas emendas e o acertado com o antigo líder do governo, Enivaldo dos Anjos, era de que seria votado em regime de urgência. Haveria até um acordo com o presidente da Assembleia, Erick Musso, para que viabilizasse a leitura e a urgência hoje e a votação do projeto até quarta.

Com a mudança de liderança e o desgaste que foi gerado entre os deputados durante o final de semana, ninguém sabe como o plenário reagirá. Por ser lei complementar, para ser aprovado basta ter maioria simples. Também está na pauta o projeto que reajusta o salário dos servidores em 3,5%.

Posse no Tribunal
O novo comando do Tribunal de Contas do Estado toma posse hoje, às 17h, no auditório da Corte.
Serão empossados: o presidente eleito, conselheiro Rodrigo Chamoun; o vice-presidente eleito, conselheiro Domingos Taufner; o corregedor eleito, conselheiro Rodrigo Coelho, e o ouvidor eleito, conselheiro Carlos Ranna.

Professor na disputa
O professor Dalton Morais foi aprovado no processo seletivo do Partido Novo para ser pré-candidato a prefeito de Vila Velha. O processo seletivo, porém, não é o último passo. Para concorrer, ele ainda terá de passar pela convenção do partido que será realizada no 1º trimestre de 2020. Dalton é mestre em Direito Processual e procurador da AGU.

Uma pedra no meio do rim...
O vereador de Vitória Dalto Neves faltou à sessão que aprovou o Orçamento da capital para 2020. Motivo? Estava internado passando por uma operação de retirada de pedra dos rins. Vários parlamentares fizeram questão de justificar, até colocaram o nome dele no painel com uma cor diferente.

Na área
O diplomata, secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia e forte candidato à presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) – mais conhecido como Banco dos Brics –, Marcos Troyjo, desembarca em Vitória no próximo dia 13 para se reunir com executivos, autoridades, economistas e empresários na última reunião do ano do Grupo Permanente de Acompanhamento Empresarial do Estado (GPAEES), na Findes.

“Nunca tinha vivido isso na Casa”, diz Freitas
O agora líder do governo na Assembleia, deputado Eustáquio de Freitas (PSB), não assinou a lista da PEC da reeleição, mas votou pela aprovação e foi eleito 2º secretário da nova Mesa Diretora. Ele disse que agiu para chegar a um consenso. “Foi um movimento abrupto, nunca tinha vivido isso na Casa. Tentei demover a ideia da eleição, mas como não teve jeito, agi para convergir. Liguei para o Palácio Anchieta e perguntei se poderia agir para equilibrar. O caminho nunca é lavar as mãos, então trabalhei pelo consenso”.

Galeria

Sinal trocado?
Alguns deputados da base aliada entenderam, com a entrada do deputado Freitas na chapa da Mesa Diretora da Assembleia, que o governo deu sinal verde para a eleição.

Sob nova direção
O PSC de Vitória, que é presidido pelo vereador Wanderson Marinho, nomeou Sebastião Luiz como vice-presidente. Sebastião vai montar a chapa para eleger dois vereadores e escolher a chapa majoritária.

Disque-denúncia na escola
O vereador de Vitória José do Amaral protocolou projeto que cria a política de prevenção à violência e um disque-denúncia para professores de escolas públicas e particulares da capital. O projeto prevê afastamento a alunos agressores.

Feira de natal na ales
Começa hoje a feira de artesanato e presentes de Natal na Assembleia. A feira vai reunir artesãos de vários municípios capixabas, até dia 19.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: