Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

O Deus, pátria e família de Dino

Coluna foi publicada nesta terça-feira (05)

Kleber Amorim | 05/09/2023, 10:30 10:30 h | Atualizado em 05/09/2023, 10:31

Imagem ilustrativa da imagem O Deus, pátria e família de Dino
O ministro da Justiça, Fláviuo Dino, esteve no Espírito Santo nesta segunda-feira (04) |  Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

O lema Deus, pátria e família tão presente no discurso do bolsonarismo ganhou uma versão socialista no Espírito Santo, ontem, com a visita do ministro da Justiça, Flávio Dino.

No Estado, elencou ações do governo federal em benefício da população embasadas por citações bíblicas e de patriotismo.

“Garantir mais renda, saúde e educação. Fazer o Bolsa Família, voltar o Farmácia Popular, garantir investimento em infraestrutura e trazer apoio ao Estado na área de Segurança Pública. Então nós somos patriotas. E por isso vamos homenagear o Brasil com uma salva de palmas”, conclamou em uma hora.

Em outra, o socialista moreno (termo de Brizola, que adotou para definir sua convicção política com a religiosa) parecia falar em uma celebração da fé católica que professa. “Está na Carta de Tiago frase que diz que fé sem obras é morta. E estamos portanto aqui, irmãos e irmãs, companheiros e companheiras, praticando a ideia de que a fé se materializa em nossas boas ações. O ministério continua de portas abertas ao governador”.

A família pela mulher
No solo de um dos estados que mais se mata mulheres no País, a família no discurso de Dino foi lembrada no sentido de proteção ao sexo feminino. “O feminicídio é crime que transcende a gravidade visível. É gravíssima a perda da vida humana, mas lembrem-se que quando uma mulher perde a vida, provavelmente significa a dissolução da unidade familiar”.

Aposentados
Por unanimidade, os vereadores de Vitória aprovaram, ontem, projeto possibilitando que os aposentados municipais que ganham até cinco mínimos fiquem isentos da contribuição previdenciária. A alteração também determinou que a contribuição compulsória do município aos servidores vinculados ao Fundo Financeiro de Regime Próprio passe a ser de 28%.

Um ministro da pesada
Flavio Dino procurou mostrar no Espírito Santo que é um ministro da pesada não só pela semelhança com o personagem Peter Griffin do desenho animado Family Guy (Uma Família da Pesada), mas também pela quantidade de recursos que trouxe ao Estado para combater a criminalidade. O socialista ainda prometeu outros: “Esses R$ 65 milhões são apenas da primeira parcela”.

Juíza capixaba
A juíza Gisele Souza de Oliveira, coordenadora das Varas Criminais e de Execuções Penais e titular da 4ª Vara Criminal de Vitória, foi designada pela presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, para integrar a comissão executiva intercolegiada para acompanhar as apurações dos fatos relacionados à morte da líder quilombola e religiosa, Bernadete Pacífico.

O assassinato ocorreu no dia 17 de agosto, na Cidade de Simões Filho, na Bahia.

Projeto que estabelece o PPA é lido na Assembleia
A Assembleia começou a debater a proposta do governo para planejamento de médio prazo dos próximos quatro anos. Trata-se do projeto do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2024 a 2027. Ele foi lido na sessão de ontem e encaminhado à Comissão de Finanças. Com 73 temas distribuídos em nove áreas temáticas, a proposta possui, segundo o Executivo, as diretrizes: Estado mais justo, sustentável, desenvolvido regionalmente, inovador e competitivo.


Galeria

Avaliação
Conforme o Palácio Anchieta, um dos objetivos da proposta do PPA, que está na Assembleia, é fortalecer a avaliação de resultados das políticas públicas nos próximos quatro anos.

Diabetes
Garantir aos pacientes diabéticos o acesso à realização, no SUS capixaba, do teste de Anticorpos Anti-Descarboxilase do Ácido Glutâmico (Anti-GAD), voltado para a identificação do tipo específico do diabetes, é o objetivo de projeto do deputado Pablo Muribeca (Patriota).

Turismo
O deputado Theodorico Ferraço (PP) quer reconhecer a rota turística “Professor Alício Franco” como de relevante interesse turístico e cultural.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: