Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Novo PGJ reúne lideranças

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (03)

Eduardo Maia | 03/05/2024, 10:49 10:49 h | Atualizado em 03/05/2024, 19:17

Imagem ilustrativa da imagem Novo PGJ reúne lideranças
Novo Procurador-Geral de Justiça, Francisco Berdeal, foi escolhido em março |  Foto: Divulgação

Aconteceu nesta quinta-feira (02) a posse do novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES). Francisco Martínez Berdeal foi empossado e passará a substituir Luciana Andrade, que foi PGJ do órgão durante quatro anos.

O evento teve a presença de várias lideranças do mercado político e econômico do Espírito Santo.

Pessoas próximas ao novo PGJ teriam se surpreendido com o poder que Berdeal teve ao reunir lideranças políticas opostas. Estiveram presentes no evento quatro pré-candidatos à Prefeitura de Vitória: deputados estaduais João Coser (PT), Tyago Hoffmann (PSB) e Camila Valadão (Psol); além do atual prefeito da capital, Lorenzo Pazolini (Republicanos).

Berdeal usou diversas vezes as palavras união e diálogo. Ou seja, o novo PGJ demonstrou que estará aberto para dialogar com todos os setores.

Autoridade e equilíbrio

Presidente do Tribunal de Contas, Domingos Taufner, contou à coluna que o novo PGJ, Francisco Berdeal, apresenta os atributos para conduzir o MP-ES e ressalta. “Tem que ter a necessária autoridade, ser aguerrido, mas ter também equilíbrio. Tem que analisar várias questões, principalmente em relação aos outros poderes. Será um ótimo trabalho”, definiu.

Início dos trabalhos

A nomeação do novo superintendente da Polícia Federal no Espírito Santo, delegado Márcio Magno Carvalho Xavier, já foi publicada no Diário Oficial da União pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Manoel Carlos de Almeida Neto.

O superintendente, que é um delegado paulista, assumirá o posto já na próxima segunda-feira (06).

Chefe do MP e judoca

Durante a solenidade de posse do novo chefe do Ministério Público (MP-ES), Francisco Berdeal, o governador Casagrande (PSB) chamou atenção para a luta do Procurador-Geral também fora do MP. “Além de ser o chefe do órgão, é mestre em judô. Tomem cuidado, são duas potências”, brincou.

Não vai recuar

Após o nome da ex-vice-governadora ter sido ventilado por atores políticos para compor a vice com João Coser (PT), o PSB de Vitória divulgou nota para, mais uma vez, chancelar a pré-candidatura do deputado Tyago Hoffmann à prefeitura.

Segundo o texto, assinado pelo presidente municipal Fabrício Pancotto, a sigla vai “para a disputa com força total. Tyago Hoffmann é nosso plano A, B e C. Não existe outra conversa”, chancelou o presidente.

MDB de olho na qualificação de chapa

O MDB de Vitória iniciou uma série de reuniões com palestras e treinamentos para os pré-candidatos à Câmara. O objetivo da sigla, segundo o presidente municipal, Sérgio Borges, é capacitar os candidatos e filiados. A primeira palestra foi uma atualização da legislação, com foco na pré-campanha e na campanha. Foi ministrada pelo advogado do MDB de Vitória, Rodrigo Fardin além das principais lideranças do partido.


Galeria

Para o 2º turno?

O presidente do PP em Vila Velha e ex-prefeito Neucimar Fraga teve o nome lançado como pré-candidato à prefeitura recentemente. No entanto, pessoas de dentro do partido indagam os motivos do lançamento. Alguns apontam que o objetivo seria “dividir os votos” e levar a disputa ao 2º turno, para favorecer o pré-candidato Alexandre Ramalho (PL).

Deputado em movimento

O pré-candidato do PL à Prefeitura de Guarapari, deputado Danilo Bahiense, tem intensificado os movimentos de olho nas eleições. Na própria tribuna da Casa, tem se direcionado aos problemas da cidade algumas vezes, além de promover reuniões locais.

Resposta nas redes

Após o prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) receber críticas de outros pré-candidatos sobre a situação da saúde da cidade, aproveitou para responder: “Chega o ano de eleição e muitos políticos tentam atacar a gestão”. O recado, nos bastidores, teria sido para Alexandre Ramalho (PL).

SUGERIMOS PARA VOCÊ: