Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Novo desembargador no dia 14

Coluna foi publicada nesta terça-feira (29)

Kleber Amorim | 29/08/2023, 10:29 10:29 h | Atualizado em 29/08/2023, 10:31

Imagem ilustrativa da imagem Novo desembargador no dia 14
Novo desembargador será escolhido para a Corte do Tribunal de Justiça |  Foto: Divulgação/TJES

Foi marcada para o dia 14 do mês que vem a votação do pleno do Tribunal de Justiça (TJ-ES) que escolherá o novo desembargador da Corte. O critério adotado é o de merecimento.

Ao todo, 16 juízes do Estado requereram ao Tribunal  a promoção para a vaga, aberta com a aposentadoria do desembargador Jorge Viana. Sua última sessão foi em 24 de julho. No dia 3 deste mês ele completou 75 anos, idade máxima para o cargo.

Os candidatos para o posto são: Aldary Nunes Júnior; Délio José Rocha Sobrinho; Fábio Nery Brasil; Telmelita Guimarães Alves; Marcos Assef do Vale Depes; José Augusto Farias de Souza; Moacyr Caldonazzi de Figueiredo Cortes; Rogério Rodrigues de Almeida; Lyrio Regis de Souza Lyrio; Claudia Vieira de Oliveira Araújo; José Luiz da Costa Altafim; Luiz Guilherme Risso; Jaime Ferreira Abreu; Carlos Magno Moulin Lima; Isabella Rossi Naumann Chaves; e Getúlio Marcos Pereira Neves.

Protesto de títulos

Na sexta-feira, às 13 horas, o TJ-ES receberá o seminário “O Protesto de Títulos como Ferramenta para a Desjudicialização das Execuções Fiscais”. Rogério Lugon Valladão, presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil no Estado disse que os presentes conhecerão a ferramenta como uma forma de diminuir as taxas de inadimplência.

Aprovado sem emendas

Os vereadores da Comissão de Finanças da Câmara de Vitória aprovaram, ontem, sem emendas, o projeto da prefeitura, que trata das diretrizes orçamentárias do município. “Precisamos confiar na gestão que está comandando Vitória. As modificações pretendidas (com as emendas) não têm consequência prática alguma”, diz o vereador Davi Esmael (PSD).

Perigo de queda

No domingo teve gente preocupada com o deputado Marcelo Santos (Podemos) cair de bicicleta na inauguração da Ciclovia da Vida. O temor não foi pela forte chuva no dia e sim pela camisa do Vasco que vestia. Era o que diziam torcedores do Flamengo, clube que também anda mal das pernas. Para a tranquilidade de todos, porém, o parlamentar só deu mesmo uns piques de corrida no lugar.

Missa dos políticos

Seguindo tradição, a Arquidiocese de Vitória retomará a Missa com Políticos Católicos no dia 25 de setembro, às 8 horas. A celebração eucarística acontecerá na capela do Centro de Treinamento Dom João Batista, em Ponta Formosa, na Praia do Canto. Ela faz parte de uma agenda de celebrações, reuniões e reflexões promovidas pela Arquidiocese. Ainda neste ano haverá duas outras missas com os políticos: Em 23 de outubro e  27 de novembro.

Projeto contra importunação nos coletivos

Os últimos dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública trazem que os casos de importunação sexual triplicaram no Estado, indo de 53 ocorrências em 2021 para 156 em 2022. Na Assembleia, projeto do deputado Sergio Meneguelli (Republicanos) foi apresentado visando combater esta e outras violências contra as mulheres no transporte coletivo capixaba. Entre as medidas, está a colocação de adesivos nos terminais e nos veículos com orientações às vítimas.


Galeria

Violência doméstica

Uma outra proposta em defesa das mulheres foi aprovada ontem. De autoria do deputado Alexandre Xambinho (PSC), ela é relacionada a violência doméstica e familiar contra elas, e permite  que servidora pública que for vítima seja removida à pedido   para outra localidade, mesmo não sendo de interesse da chefia.

Operação da vesícula

A deputada  Janete de Sá (PSB) está afastada por 14 dias  da Assembleia por motivos de saúde. Conforme informou sua  assessoria de imprensa, ela  foi internada para operar a vesícula biliar após ter sofrido uma pancreatite aguda. “O quadro é estável”, escreveu sua equipe.

Atuação dos agentes

A Câmara de Guarapari faz amanhã reunião da Comissão de Obras e Fiscalização para tratar sobre a atuação dos agentes de trânsito da cidade.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: