Novela, afinal, teve um final?
Coluna foi publicada nesta terça-feira (16)
A novela envolvendo a presidência do União Brasil no Espírito Santo parece ter chegado ao fim no último final de semana. A Tribuna publicou a nota em que o presidente nacional da sigla, Antônio Rueda, diz que o partido, sob liderança de Felipe Rigoni, está se preparando para alcançar um “expressivo número de prefeitos e vereadores nas eleições municipais de outubro deste ano”.
No entanto, mesmo com essa fala de Rueda, aliados do presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União), que estava sendo cotado para assumir o União Brasil, acreditam que nada garante que o partido continuará sob o comando de Rigoni. Na mesma nota, Rueda diz estar confiante de que com a chegada de Marcelo, o União vai se consolidar como força política relevante. “A experiência dele é fundamental para impulsionar o partido a novos patamares de sucesso”, disse Rueda.
Acompanhará de perto
Em outras palavras, nos bastidores, segundo pessoas próximas de Marcelo, a nacional acompanhará de perto o resultado do União no Estado nessas eleições e que o balanço do desempenho seria fundamental para a permanência de Rigoni no comando. Caso entendam que não houve bons resultados, fala-se que a novela pode voltar a ter alguns capítulos.
Alerta para partidos
O presidente do TRE-ES, desembargador Carlos Simões Fonseca, em entrevista ao Estúdio Tribuna Online, ressaltou que os partidos políticos precisam tomar cuidado com quem escolherão para o pleito de outubro. “Cuidado com os candidatos, vejam se não há nada contra eles. Caso seja eleito com algo irregular, vai acabar perdendo o mandato e vai frustrar o eleitor”.
Português apenas no nome
Léo Português (PSB), pré-candidato à Prefeitura de Anchieta deu show no forró em São Mateus no último final de semana. Ele chegou a afirmar que estava aprendendo a dançar, mas foi elogiado pelos presentes. “Português só no nome, é brasileiro e amante do forró”, disse um seguidor.
Estado anfitrião
O Espírito Santo receberá nos dias 8, 9 e 10 de agosto a 11ª edição do Consórcio de Integração Sul/Sudeste (Cosud). O evento contará com a participação de sete governadores das regiões Sudeste e Sul e terá como anfitrião o governador Renato Casagrande (PSB).
O encontro dos governadores acontecerá em Pedra Azul, Domingos Martins. A ideia do grupo é fortalecer a cooperação entre os governos das duas regiões do País.
Convenções partidárias já estão batendo na porta
A partir do próximo sábado (20), as convenções partidárias por todos os municípios começarão. As candidaturas deverão ser registradas até o dia 15 de agosto, segundo a Justiça Eleitoral. Neste domingo (21), haverá a convenção dos partidos que apoiam Euclério Sampaio (MDB) em Cariacica. É um evento aguardado, que pode definir caminhos. Também no domingo haverá a do Psol, em Vitória, com possibilidade de anúncio do vice de Camila Valadão.
Galeria
Ranking de transparência
O município de Vila Velha figura em 1º lugar no ranking capixaba de transparência e governança pública 2024, seguido por Afonso Cláudio, Cachoeiro de Itapemirim e Serra. O ranking, do instituto Transparência Capixaba, leva em consideração plataformas, obras públicas e transparência financeira, por exemplo.
Vice confirmada no Sul
Como antecipado por Plenário, o martelo foi batido sobre a vice de Diego Libardi (Republicanos) em seu projeto rumo à Prefeitura de Cachoeiro. Rafaela Donadeli (União), mulher do deputado Bruno Resende (União), foi a escolhida do grupo.
Dia Municipal do Homem
A Câmara de Vitória aprovou nesta segunda-feira (15) o projeto “Dia Municipal do Homem”. De todos os 10 vereadores presentes na sessão, seis votaram a favor da matéria. Houve duas abstenções e somente os parlamentares André Moreira (Psol) e Karla Coser (PT) optaram por votar contra a aprovação do texto.