Nova possibilidade na Serra
Coluna foi publicada no domingo (05)
Mesmo sem ter escolhido um nome oficial para disputar a Prefeitura da Serra em 2024, o PL tem à disposição um novo nome. Trata-se da 1ª suplente do senador Magno Malta (PL), Márcia Macedo (PL). A informação foi confirmada por lideranças do partido. A equipe dela também confirmou que existe a chance do nome escolhido para a disputa. Marcinha, como é mais conhecida, é moradora de Barcelona. Caso seja escolhida pelo partido, não precisará renunciar à suplência que tem no Senado.
O outro nome do partido, no entanto, é do vereador Igor Elson (PL), que tem percorrido a cidade e colocado seu nome à disposição da sigla. Igor tem levantado a bandeira de que a cidade precisa de “uma nova liderança”, se referindo abertamente à alternância de governos do atual e ex-prefeitos da cidade, Sérgio Vidigal (PDT) e Audifax Barcelos (sem partido).
Bênção do senador?
Nos bastidores, a informação que circula é que o lançamento da filiação de Marcinha teria as “bênçãos” do senador Magno Malta. No entanto, o tesoureiro do partido, Carlos Salvador, destacou que “qualquer filiado do PL tem a possibilidade de disputar”. O senador Malta foi perguntado sobre o assunto, mas até o fechamento, não houve retorno.
Transição de poderes
Já aconteceu a primeira reunião das equipes de transição do atual presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), Rodrigo Chamoun, e do presidente eleito, conselheiro Domingos Taufner. A equipe do atual presidente fornecerá, a partir de agora, informações para que o novo presidente comece os trabalhos em 2024 atualizado.
Futevôlei para ficar fino
O deputado Alexandre Xambinho (Podemos) tem aproveitado o feriadão para disputar partidas de futevôlei, ao som de pagode, outra paixão dele. Xambinho está usando o esporte para emagrecer. Segundo fontes da Assembleia, o deputado “vive chamando outros parlamentares para jogar com ele”, mas ninguém vai, porque ele é muito competitivo.
Afastamento
O vereador de Vitória Armandinho Fontoura (sem partido), preso desde dezembro de 2022 a pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, acusado de participar de milícias digitais, ainda não recebeu o parecer final da vereadora e relatora do caso, Karla Coser (PT).
A petista será responsável por dar o parecer favorável ou não à cassação. A partir disso, o caso será encaminhado para a Corregedoria e, posteriormente, ao plenário.
Unindo forças de todos os lados
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), já confirmou à coluna que vai decidir sobre reeleição no final do ano. No entanto, o prefeito, aliado do governador Renato Casagrande (PSB), publicou uma foto com o deputado federal Evair de Melo (PP), que é opositor do governador. Na legenda, disse que Evair era “amigo e parceiro da gestão”. Nos bastidores, essa seria uma ação de Euclério para reunir forças de todos os lados, de olho nas eleições.
Galeria
Chamado?
O deputado Sergio Meneguelli (Republicanos) estaria sendo “convocado” pela população colatinense para disputar a prefeitura da cidade em 2024. No entanto, oficialmente, o deputado não fala sobre o assunto e está pensando em seu mandato.
Abril laranja
Os vereadores de Vitória aprovaram o projeto de lei que institui o Abril Laranja, mês que será dedicado a valorização da leitura. A matéria é de Leonardo Monjardim (Patriota).
Eventos esportivos
Os desafios para a realização de grandes eventos esportivos no Espírito Santo estão na pauta da reunião da Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio, Serviços, Indústria e Turismo. O encontro acontece na quarta-feira (08). O colegiado é um dos nove com eventos agendados para a semana de trabalhos da Assembleia.