Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Nova aliança em Cariacica

Coluna foi publicada nesta terça-feira (07)

Eduardo Maia | 07/05/2024, 10:26 10:26 h | Atualizado em 07/05/2024, 10:27

Imagem ilustrativa da imagem Nova aliança em Cariacica
Prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio tentará a reeleição |  Foto: Claudio Postay / Prefeitura de Cariacica

Comparando com outras cidades da Grande Vitória, o cenário político de Cariacica não tem sido tão tumultuado. Na cidade, o que circula nos corredores da própria prefeitura é que vice do prefeito Euclério Sampaio (MDB), que virá para a reeleição, deverá ser indicação do governador Renato Casagrande (PSB). Pensando nisso, foi publicado no fim da semana passada o nome do ex-diretor da Ceturb-ES, Marcos Bruno Bastos (PSB), para exercer o cargo de secretário de Relações Comunitárias, pasta criada há pouco, mas nunca preenchida.

Euclério já chegou a dizer para a coluna que o posto de vice só “será decidido aos 45 minutos do 2º tempo”, ou seja, que o martelo será batido mais à frente. Além de ser aliado de Casagrande e ter esse “compromisso” com o governador, cabe lembrar que Euclério tem, além do PSB, mais 12 partidos em sua coligação. Por conta disso, tem tido cautela sobre o assunto.

Importante para 2026

Interlocutores lembraram que Marcos Bruno já foi vereador e presidente da Câmara de Cariacica, portanto, conhece o município. Além disso, voltar à cidade seria considerado por ele boa estratégia também para 2026. Agora, seria momento de “sentir o clima” dos eleitores. Para compor a vice, Marcos tem de se desincompatibilizar até 06 de junho.

Juntos em Vitória?

O ex-vice-governador do Estado, César Colnago (MDB), atual secretário de Saúde de Cariacica, tem sido visto em eventos ao lado do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos). Interlocutores de Colnago acreditam que essa atitude pode indicar apoio a Pazolini nas eleições. O MDB municipal, porém, não decidiu quem apoiar nas majoritárias.

Única festa para os três?

Que Muribeca, Vidigal e Audifax serão adversários na Serra não é novidade. No entanto, de forma surpreendente, algo une os três: os adversários fazem aniversário de forma seguida: Muribeca nesta terça (07); Vidigal na quarta (08) e Audifax na quinta-feira (09). “Deixarão as diferenças e comemorarão juntos?”, brincou uma fonte.

Cassação

O deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos) corre o risco de ter o mandato cassado. Nesta segunda-feira (06), o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) se reuniu para julgar o processo, que corria sob sigilo. A denúncia é de que teria havido fraude à cota de gênero, com duas supostas candidatas “laranja” do Patriota, partido em que Muribeca foi eleito. O relator votou pela improcedência, enquanto outro juiz pediu vistas. O julgamento foi suspenso.

PT quer ex-prefeito de volta em Linhares

José Carlos Elias, que já foi prefeito de Linhares por dois mandatos, no final dos anos 1990 e começo de 2000, tenta se colocar novamente no tabuleiro eleitoral da cidade. Outrora eleito pelo PTB e atualmente filiado ao PT, a intenção é disputar novamente a liderança da prefeitura. No entanto, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Zé Elias continua com direitos políticos suspensos por improbidade administrativa. Ele ainda tenta recursos.


Galeria

Segue na secretaria

Deputado e pré-candidato à Prefeitura de Vitória, João Coser (PT) continua os trabalhos na 1ª secretaria da Assembleia. Aguarda manifestação da Procuradoria para se afastar e focar na campanha eleitoral que se aproxima.

Mudança no Iema

Por decisão do governador Casagrande (PSB), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) tem novo diretor. No lugar de Alaimar Ribeiro Rodrigues Fiuza, foi nomeado Mario Stella Cassa Louzada.

Enfim, liberado

O deputado Adilson Espíndula, que se filiou recentemente ao PSD, foi liberado pelo TRE em ação que pediu justa causa para desfiliação do PDT. Desta forma, Espíndula, cotado para disputar a Prefeitura de Santa Maria de Jetibá, não corre mais o risco de perder mandato.

Regularizar até esta quarta

Prazo para eleitores regularizarem o título se encerra nesta quarta-feira (08). Quem vai emitir pela 1ª vez, precisa requerer o documento no cartório eleitoral, inclusive para registro da biometria.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: