Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Nome de peso para vaga cobiçada

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (05)

Eduardo Maia | 05/04/2024, 10:47 10:47 h | Atualizado em 05/04/2024, 10:47

Imagem ilustrativa da imagem Nome de peso para vaga cobiçada
Cris Samorini se filiou ao PP nesta quinta |  Foto: Siumara Gonçalves / Findes

Em final de mandato, a presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini se filiou nesta quinta (04) ao PP e já há especulação em torno do nome dela para compor a vice do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos). Inclusive, ela já colocou o nome à disposição para isso. Segundo pessoas próximas, um dos maiores orquestradores da chegada dela ao partido foi Erick Musso, seu amigo pessoal e presidente do Republicanos, a mesma sigla do prefeito.

Sabendo que Cris estava em fim de mandato, atores políticos têm estado de olho nela há tempos. Por conta disso, ela chegou a conversar com siglas como o MDB. No entanto, fica a dúvida: sendo próxima também de Casagrande (PSB), a ida para o PP não balança as relações com o governador? A análise de pessoas próximas dela foi: “Se ela filiasse ao PSB ou MDB, não teria espaço nas municipais”.

Ideia é qualificar

O presidente do PP em Vitória, Marcos Delmaestro ressaltou que Cris chega ao partido para qualificar e somar aos quadros da sigla e que a entrada dela “aumenta a credibilidade e deixa o sarrafo mais alto”. Uma coisa é certa no meio político: o PP tem se fortalecido visando não somente as eleições deste ano, mas o pleito de 2026, que é logo ali.

Câmara? só Federal

A ex-deputada federal Soraya Manato é outro ativo que está chegando ao PP. Tem circulado a informação de que ela disputaria vaga na Câmara de Vitória, o que foi negado de forma veemente por pessoas próximas a ela. A ideia, na verdade, é garantir legenda de pronto para as eleições de 2026, quando ela deve tentar voltar para a Câmara dos Deputados.

Na crista da onda

O deputado Lucas Scaramussa (Podemos), considerado pelos parlamentares como o “deputado atleta” teve seu projeto de implementar a “Semana do Surf” no Espírito Santo na semana de 20 de junho aprovado. “Com a aprovação, Scaramussa está na crista da onda”, brincou uma fonte.

Sem disputa

Apesar de o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo ter dito que gostaria que o deputado Vandinho Leite (PSDB) disputasse as eleições na Serra, isso não tem sido defendido por pessoas próximas a ele. Mas o parlamentar não descarta apoiar algum candidato em um futuro próximo.

No entanto, Vandinho não estaria nada satisfeito depois de Perillo ter interferido no PSDB de Vila Velha, dando o partido de bandeja para Max Filho.

Filiação com deputado de cabo eleitoral

O vereador de Vitória Armandinho Fontoura, que continua afastado do parlamento por conta de decisão judicial enfim se filiou nesta quinta (04) ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. No evento, que contou com mais de 300 pessoas, o deputado Gilvan da Federal (PL) foi uma das autoridades que falou em favor de Armandinho. Ele foi um dos responsáveis pelo vereador se filiar ao partido, já que os dois são amigos pessoais. Armandinho tentará se reeleger.


Galeria

Apoio de Tarcísio

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos) esteve em evento de filiação do Republicanos e recebeu apoio do deputado federal Messias Donato, que cravou que até o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, apoia o prefeito. Felipe Rigoni também anunciou que o União, partido presidido por ele também estará em Vila Velha com Arnaldinho.

Ministro em lançamento

O governador Renato Casagrande (PSB) lançou nesta quinta (04), juntamente com o ministro do Desenvolvimento Agrário Paulo Teixeira, o Programa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar Capixaba. Estruturado em 11 eixos, o Programa Vida no Campo conta com outros 23 projetos e investimento superior a R$ 100 milhões.

Patrimônio cultural

A Festa de São Sebastião e São Benedito, realizada em Nova Almeida, Serra, segundo proposta do deputado Coronel Weliton (PRD), pode virar patrimônio histórico cultural imaterial do Espírito Santo.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: