Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Mulher no Tribunal de Contas

Coluna foi publicada no domingo (22)

Eduardo Maia | 23/10/2023, 11:32 h | Atualizado em 26/10/2023, 18:07

Imagem ilustrativa da imagem Mulher no Tribunal de Contas
Com a aposentadoria do conselheiro Sérgio Borges, que completa 75 anos no início de 2024, o TCE-ES deve buscar uma mulher para assumir a vaga |  Foto: Divulgação/Assembleia Legislativa ES

O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) irá abrir, em janeiro do ano que vem, nova vaga para conselheiro. O posto em questão vai surgir por conta da aposentadoria do conselheiro Sérgio Borges, já que no início do ano ele completará 75 anos, data limite para exercer a função na Corte de Contas. A informação, que vem de dentro do TCE, é de que existe a intenção de uma mulher assumir a vaga. Já há, inclusive, quatro cotadas para disputar o pleito. O novo nome será definido pelos deputados da Assembleia.

Atualmente, a Corte não tem nenhuma mulher em seu quadro. É por conta disso que existe a vontade de uma conselheira assumir o lugar de Borges. Hoje, os conselheiros são Sérgio Borges, Sérgio Aboudib, Rodrigo Coelho, Luiz Ciciliotti, Rodrigo Chamoun, Carlos Ranna e Domingos Taufner.

Mais de duas décadas

A última vez que o Tribunal de Contas contou com uma conselheira foi há 22 anos, quando Mariazinha Vellozo Lucas – mãe do ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) –, se aposentou.

Ela ingressou na Corte de Contas em 1979 e exerceu as atividades por mais de duas décadas. Mariazinha morreu em novembro de 2021.

Vice em defesa do agro

O vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) divulgou um vídeo chamando um projeto que tramita na Assembleia de “negacionista”. O PL em questão é encabeçado por Camila Valadão (Psol) e Iriny Lopes (PT), que querem proibir aplicação aérea de agrotóxicos em lavouras do Estado.

Ricardo comentou que a tecnologia “está do lado do agro capixaba”.

Deputado boiadeiro

Apesar de o presidente da Assembleia, Marcelo Santos (Podemos), ter apelidado o deputado Pablo Muribeca (Patriota) de “chapeludo”, por conta do chapéu usado por ele, quem deu uma de boiadeiro foi o próprio Marcelo, que esteve em Iúna participando de um rodeio em comemoração aos 133 anos da cidade.

Mais perto

O deputado Fabrício Gandini (Cidadania) está cada vez mais perto do PSD, partido comandado no Estado pelo ex-deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Colatina, Renzo Vasconcelos.

Gandini já tem autorização para sair do Cidadania. A filiação dele ao PSD deve acontecer nas próximas semanas, segundo informações de bastidores. Ele é pré-candidato à Prefeitura de Vitória e se viu sem espaço para disputar pela federação Cidadania-PSDB.

Mudanças no saque-aniversário do FGTS?

Desde setembro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, está com o projeto que altera regras do saque-aniversário do FGTS na mesa de seu gabinete. Uma das mudanças previstas é a possibilidade dos trabalhadores poderem sacar os valores de forma integral, não ficando limitados a multas rescisórias. Em evento no Espírito Santo, Rui Costa informou à coluna que ainda está “estudando o projeto” para definir se enviará ou não para a votação no Congresso.


Galeria

Novo PDT em Vila Velha

O novo presidente do PDT em Vila Velha será o ex-vice-prefeito da cidade, Maurício Gorza. A ideia é que ele tome posse no dia 13 de novembro, em evento com a presença do presidente estadual, Weverson Meireles (PDT), e do prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT). O plano do partido na cidade canela-verde é lançar a candidatura de Max Filho à prefeitura.

Plenárias do Rede

Na próxima semana, a presidente nacional do Rede, Heloísa Helena, estará em Vitória para as plenárias do partido. O encontro acontecerá na Praia do Canto, no dia 28.

Casa do Turismo

Foi entregue nesta semana a segunda etapa da Casa do Turismo Capixaba, que funcionará na sede do antigo clube Saldanha da Gama, no centro de Vitória. O evento contou com a presença do governador Renato Casagrande (PSB), secretário do Turismo, Weverson Meireles e deputados estaduais.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: