Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Mudanças no Palácio Anchieta a partir de abril

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia | 26/10/2025, 08:00 h | Atualizado em 24/10/2025, 19:42

Imagem ilustrativa da imagem Mudanças no Palácio Anchieta a partir de abril
Palácio Anchieta |  Foto: Ademir Ribeiro/ Acervo AT

Embora ainda esteja em outubro de 2025, já há quem comece a se perguntar como ficará o quadro de secretários do governo do Estado a partir de abril do ano que vem.

Levando em consideração a probabilidade de o governador Renato Casagrande (PSB) deixar o Palácio para disputar uma das vagas ao Senado, quais mudanças Ricardo Ferraço (MDB) fará enquanto governador do Estado?

A princípio, comenta-se que não há intenção de fazer grandes mudanças logo quando assumir o gabinete de governador, mas outras serão inevitáveis, já que diversos pré-candidatos à Câmara Federal ou Assembleia que hoje ocupam secretárias de Estado irão precisar, assim como Casagrande, se desincompatibilizar até abril de 2026.

Possibilidades de subsecretários assumirem essas pastas, ou até mesmo que Ricardo indique novos nomes.

Uma das incógnitas

Ainda não se sabe se o PT continuará contemplado no governo a partir de abril. Hoje, o espaço da legenda está na pasta de Esportes, com o secretário Nunes. Ricardo já demonstrou que não caminha próximo da sigla, mas há costuras que podem ser feitas no futuro para garantir apoio do PT, a depender das intenções da legenda ao governo do Estado.

Movimentos no Norte

Em São Mateus, o ex-prefeito Daniel Santana, próximo de se filiar a um dos partidos da União-Progressista, pode disputar a Ales ou Câmara Federal, a depender da necessidade da federação. Do lado do prefeito, Marcus da Cozivio (Pode), há intenção de lançar candidato do grupo: Talita Barbosa, esposa; Rodrigo da Cozivip, irmão; ou vereador da base.

Está na “crista da onda”

Imagem ilustrativa da imagem Mudanças no Palácio Anchieta a partir de abril
Serginho Vidigal |  Foto: Redes Sociais

Serginho Vidigal (PDT), filho do ex-prefeito da Serra Sergio Vidigal é a prioridade do grupo para ser candidato à Câmara Federal no ano que vem. Além de estar “na cista da onda” entre lideranças da cidade, também está no sentido literal. Voltou ao mar para a modalidade preferida: o surf.

Novo secretário

O prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos (PSD), vai dar posse amanhã ao major Balbino como novo secretário de Transporte, Trânsito e Segurança Pública da cidade.

O secretário adjunto será o sargento Theylon Eleotério Tresmann.

“Balbino é um profissional experiente, preparado e comprometido com Colatina. Estamos confiantes de que ele e o Tresmann farão excelente trabalho à frente da pasta, fortalecendo ainda mais nossa polícia”.

Deputado federal lidera caravana no interior

Evair de Melo (PP), deputado federal que tem declarado que será voto dentro da federação União-Progressista para apoiar o projeto de Lorenzo Pazolini (Rep) ao governo em 2026, esteve com o prefeito de Vitória em João Neiva, na última sexta-feira durante o dia.

Evair tem usado a influência no interior para ajudar Pazolini a crescer nas pesquisas eleitorais em regiões fora da Grande Vitória.

Apoio ao vice garantido

Durante cerimônia de entrega de máquinas e equipamentos de uso agrícola, na Serra, ao tirarem foto com o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), prefeitos do interior fizeram questão de gritar: “Viva o Espírito Santo, e viva o futuro governador, Ricardo Ferraço”.

Projeto de segurança

Senador Marcos Do Val (Pode) elaborou e coordena o Pro-Seg, programa de segurança que atenderá os 78 municípios. A primeira etapa destina R$ 15 milhões em viaturas e equipamentos, enquanto a segunda instalará 1.600 câmeras inteligentes.

Utilidade pública

Deputado Fabrício Gandini (PSD) celebrou a sanção de lei de sua autoria, que declara o Instituto Augusto Ruschi, localizado em Aracruz, como utilidade pública estadual. O reconhecimento permite que a instituição tenha acesso a recursos públicos e fortalece ações voltadas à educação ambiental e preservação da natureza no Espírito Santo.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: