Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Mudanças à vista

Coluna foi publicada nesta terça-feira (09)

Eduardo Maia | 09/01/2024, 10:49 h | Atualizado em 09/01/2024, 10:51

Imagem ilustrativa da imagem Mudanças à vista
Vereador Leonardo Monjardim, do Patriota, pode se filiar ao Novo |  Foto: Reprodução/Instagram

Com a aproximação da abertura da janela partidária, que neste ano começa em 7 de março, a paquera entre políticos e partidos começou. Em Vitória, por exemplo, há a possibilidade de o vereador Leonardo Monjardim (Patriota) se filiar ao Novo.

A informação foi confirmada por interlocutores de Monjardim, mas não admitida pelo próprio e pelo presidente estadual do Novo, Iuri Aguiar. Monjardim contou que ainda está à espera para ver quem será o presidente do PRD, partido gerado pela fusão do Patriota e PTB, e que portanto, é cedo para falar sobre o assunto. “Precisamos aguardar. Não posso me precipitar, mas o Novo me agrada pela postura, já que é oposição ao PT nas pautas que eu também represento. Tenho simpatia, mas ainda não houve convites”, afirmou.

Iuri, porém, disse que o partido está com “conversas avançadas” com um vereador da capital, mas não quis revelar qual.

Cotado em nova casa

O vereador Davi Esmael também estaria de saída do PSD. O motivo disso seria a chegada de Fabrício Gandini à sigla para disputar contra o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). Como Davi é apoiador do prefeito, interlocutores afirmam que ele pensa em sair e estaria cotado no Republicanos. Esmael diz: “Não estou tratando sobre isso. É cedo”.

8 de janeiro em Brasília

O governador Renato Casagrande (PSB) esteve na segunda-feira (08) em Brasília no ato em defesa à democracia organizado pelo governo federal, relembrando os ataques que as instituições sofreram em 8 de janeiro de 2023. “A democracia brasileira foi atacada. É preciso estar vigilante para protegermos e aperfeiçoar nossas instituições. Esse é nosso caminho”.

Caiu no samba!

O vereador Anderson Goggi (PP) aproveitou o domingo para cair no samba em Vitória junto a multidão que esteve presente no Arrastão da Novo Império, em Caratoíra. “Primeiro domingo depois do ano novo, o Arrastão da Novo Império virou lei em Vitória”, comemorou o apaixonado por samba.

Empossada

A advogada Lúcia Maria Roriz Veríssimo Portela tomou posse na segunda-feira (08) como juíza substituta no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). Lúcia Maria é advogada, mestre e doutoranda em Ciências Jurídicas, e foi nomeada no final do ano passado em decreto assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela sucede a advogada Luciana Mattar Vilela Nemer, que já teve seu biênio encerrado.

PSDB já foi comunicado sobre saída

O ex-deputado Sergio Majeski (PSDB) já confirmou publicamente que deixará o PSDB. No entanto, a troca para o PDT para disputar a Prefeitura de Vitória ainda não tem data para acontecer. À coluna, ele confirmou que a tendência é que a mudança aconteça ainda neste mês e que o presidente do PSDB no Estado, deputado Vandinho Leite (PSDB), já foi comunicado. “Ele reagiu bem, já sabia que eu queria ser candidato”, frisou Majeski.


Galeria

Articulações

O deputado Fabrício Gandini (PSD) teve uma conversa com o secretário Chefe da Casa Civil, Davi Diniz. Segundo ele, o encontro tratou sobre investimentos para os municípios em 2024. Possivelmente Vitória esteve em pauta, já que o Executivo municipal é objetivo de Gandini neste ano.

Defendeu

O subsecretário de Integração e Desenvolvimento Regional, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) defendeu a concessão dos parques estaduais, dizendo que eles “são ativos desperdiçados que poderiam gerar emprego”. A medida foi anunciada recentemente pelo secretário de Meio Ambiente do Estado, Felipe Rigoni (União).

Voltaram

Apesar das sessões na Assembleia Legislativa voltarem somente em fevereiro, os trabalhos administrativos e dos gabinetes dos deputados já voltaram a acontecer normalmente desde segunda-feira (08).

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: