Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Movimento final por Coronel

Coluna foi publicada no sábado (28)

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 30/09/2024, 11:03 11:03 h | Atualizado em 30/09/2024, 11:03

Imagem ilustrativa da imagem Movimento final por Coronel
Jair Bolsonaro estará no Estado na segunda-feira (30) para impulsionar candidaturas municipais do PL |  Foto: Gabriel Silva/Ato Press/Agência Estado

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) chega na segunda-feira (30) ao Espírito Santo em um movimento final do PL, comandado pelo senador Magno Malta, de alavancar as candidaturas bolsonaristas capixabas. Conforme Plenário publicou com exclusividade, o ex-presidente chega às 9h no Aeroporto de Vitória, participa de carreata na capital e na Serra, até chegar em Vila Velha. Em Vitória, Assumção (PL) estará colado a Bolsonaro, e na Serra, será a vez de Igor Elson.

Entretanto, o “grande evento”, segundo o partido, será na Prainha de Vila Velha. Lá, Bolsonaro, Malta, deputado federal Gilvan e outras lideranças pedirão votos sobretudo para Ramalho, que na reta final tem aumentado o corpo-a-corpo nas ruas. Mesmo assim, integrantes do PL ouvidos pela coluna acreditam que um 2º turno a essa altura seja improvável, porém apostam na presença de Ramalho nas eleições de 2026.

Receio do PL no Estado

Segundo integrantes do PL, existe receio dentro da direção do partido de que os candidatos da sigla não sejam eleitos em grande número no Espírito Santo. Analisando as últimas pesquisas eleitorais da Grande Vitória e principais cidades do interior, por exemplo, é notório que a maioria dos nomes do PL estão na 3ª posição das intenções de voto para baixo.

Interferiu por ataques

Durante debate promovido pela TV Tribuna com candidatos à Prefeitura de Vitória, o mediador George Bitti precisou interferir, pedindo que houvesse cordialidade após acusações mais ferrenhas. Assumção chamou Pazolini (Republicanos) de “transdireita”, induzindo que ele não é de direita. Pazolini, por sua vez, pediu desculpas ao espectador.

Corrida de rua... e rolimã

O governador Renato Casagrande (PSB) tem participado de todas as corridas de rua possíveis nos últimos meses. Criou o bordão: “campeão na categoria governador”. Desta vez, porém, participou da tradicional Rolimã Racing, corrida de carrinho de rolimã do Bairro da Penha, em Vitória.

Mergulhou

O vereador e presidente da Câmara de Vila Velha, Bruno Lorenzutti (MDB), tem estado mergulhado nos últimos tempos, desde que o prefeito Arnaldinho (Podemos) escolheu Cael Linhalis (PSB) para compor vice na chapa.

Lorenzutti raramente tem presidido as sessões no Legislativo canela-verde, deixando o papel para o vice-presidente da Casa ou outros parlamentares. No fim do ano, deixa a Câmara, já que não se candidatou à reeleição.

As preferências do ex-prefeito da Serra

Na Grande Vitória, a eleição à Prefeitura da Serra é a que tem mais possibilidade de ter 2º turno. O ex-prefeito Audifax Barcelos (PP) tem liderado as últimas pesquisas, seguido de Pablo Muribeca (Republicanos) e Weverson Meireles (PDT). Nos bastidores, Audifax teria a preferência de ir ao “2º round” com Muribeca, já que acredita que pode ter mais diálogo com o PDT de Vidigal do que com Muribeca, já que com o republicano não mantém boas relações.


Galeria

Jogando em qual time?

Antes do debate da TV Tribuna da última quinta-feira (26), carros de sons estiveram animando a militância na portaria da Rede Tribuna. Por equívoco, a equipe de Luiz Paulo, ao falar sobre a criação dos PAs da cidade, disse que Coser havia sido o responsável pelas obras. Rapidamente corrigiram o erro, falando que o feito era na verdade de Luiz Paulo, mas que Coser era parceiro. Tirou gargalhadas.

Críticas da vice

Já depois do debate, a candidata a vice na chapa de Pazolini, Cris Samorini (PP), gravou vídeo criticando ataques sofridos pelo prefeito durante as discussões. Segundo ela, “ataques porque os candidatos não tinham propostas”.

Intensificando presença

O candidato à Prefeitura de Vila Velha Arnaldinho (Podemos) segue neste sábado (28) com as caminhadas. Desta vez, o corpo-a-corpo será em Alecrim e Santa Rita, a partir das 9h. Ideia é intensificar a presença em todos os cantos da cidade na reta final.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: