Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Mistério na disputa em Viana

| 07/06/2020, 07:41 07:41 h | Atualizado em 07/06/2020, 07:43

O prefeito de Viana, Gilson Daniel, ainda não divulgou publicamente quem irá apoiar à sua sucessão. Mas a saída por desincompatibilização de três secretários e do ouvidor da prefeitura na última quinta-feira – prazo limite para quem vai disputar chapa majoritária deixar o cargo de ordenador de despesa – criou apostas de que o nome escolhido está no grupo.

Dentre os quatro – todos são filiados ao Podemos –, o mais cotado para assumir o posto e tentar manter o legado do prefeito é o agora ex-secretário de governo Wanderson Bueno.

Questionado se ele seria o nome escolhido, Gilson Daniel disse que não tinha candidato e que não discutiria política. “Não é o momento! Não conversei com ninguém sobre sucessão. Convenção será em julho. Falarei de política na hora certa!”.

A ex-secretária de Comunicação Daniele Bolonha, que também foi exonerada a pedido, disse que não será candidata. “Vou ajudar nas campanhas”. A secretária de Educação, Luzian Belisário, e o ouvidor João Batista também saíram.

Carreta vereador?
O vice-prefeito de Vila Velha, Jorge Carreta (PP), negou que será candidato a vereador. Disse que o partido está indicando seu nome para ser vice mais uma vez na chapa à reeleição de Max Filho, mas ainda não há definição. “Não sou candidato a vereador e, diferentemente de outros personagens da política, mantenho minha palavra. Vou ajudar os companheiros”.

168 emendas à LDO
Os deputados estaduais protocolaram 168 emendas à LDO de 2021 que tramita na Comissão de Finanças. Segundo o cronograma do relator da matéria, Euclério Sampaio, amanhã começa a análise das emendas – vai até quinta-feira. Na sexta-feira, Euclério apresenta seu parecer ao colegiado. No ano passado, Euclério só acatou uma das 201 emendas.

Abraçando o fórum
Políticos, advogados, servidores públicas, lideranças e cidadãos de Laranja da Terra fizeram uma carreata e um ato simbólico, na sexta-feira, como protesto pelo fechamento da comarca do município na ação de integração do Tribunal de Justiça. Deram um abraço coletivo no Fórum da cidade.

Desafios
Os projetos da Defensoria Pública – de atender por WhatsApp e de criar centros regionais – também visam otimizar o atendimento tendo em vista o déficit de defensores. Na última semana, mais uma defensora pública trocou o Estado por outro – com ela são 91 defensores a menos. Também visam a redução de gastos com custeio, já que, embora a Defensoria tenha o menor orçamento do Estado, pode ter que reduzir ainda mais por conta da queda na receita.

Presidente tenta adiar votação, mas PT recusa
Como já era previsto no acordo noticiado ontem, a presidente do PT-ES, Jackeline Rocha, retirou sua pré-candidatura em prol do ex-prefeito João Coser, em Vitória, e José Carlos Nunes foi confirmado em Vila Velha. Mas, em Cariacica, o caldo entornou. O presidente do PT de Cariacica, vereador André Lopes, tentou adiar a votação, mas 2/3 do diretório recusaram e ele foi obrigado a manter. Na reunião, Célia Tavares foi escolhida, conforme já era previsto.

Galeria

Cursos do Senado
O site do Senado oferece cursos online que vão desde o acordo ortográfico até doutrinas políticas, como socialismo e liberalismo. Também há cursos sobre o papel do Legislativo, relações internacionais, e Mercosul.

Para depois da pandemia...
A Comissão de Justiça da Câmara de Vitória aprovou projeto do vereador Denninho Silva que permite a utilização dos espaços físicos das escolas nos finais de semana para atividades religiosas, esportivas e culturais.

Campanha do bem
Nas redes sociais há uma campanha de combate à discriminação a quem se contamina por Covid-19.

Briga em bairro de Vitória
Moradores de Bento Ferreira reclamam que o bairro virou alvo da disputa política dos grupos dos vereadores Cleber Felix e Vinícius Simões.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: