Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

MDB se movimenta

Coluna foi publicada no sábado (02)

Rodrigo Péret | 04/12/2023, 10:25 10:25 h | Atualizado em 04/12/2023, 10:27

Imagem ilustrativa da imagem MDB se movimenta
MDB, do vice-governador Ricardo Ferraço, tenta se reorganizar a menos de um ano das eleições municipais |  Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Com mais de 28 mil filiados só em Vitória (segundo dados do ano passado), o MDB é considerado o partido com mais filiados no Espírito Santo. Porém, o conflito interno entre “casagrandistas” e “hartunguistas”, representado nas figuras da ex-senadora Rose de Freitas e do ex-deputado Lelo Coimbra, atrapalhou o planejamento da legenda na última eleição: o partido não elegeu qualquer candidato em 2022 no Estado.

Com a interferência do diretório nacional, o partido filiou o vice-governador Ricardo Ferraço e agora tenta se reorganizar. Os primeiros dados estão começando a serem dados: o ex-vereador de Vitória Sebastião Pelaes informou à Coluna que é pré-candidato à prefeitura da Capital. Além dele, nos bastidores, fala-se que o partido será a nova casa do ex-prefeito de Baixo Guandu, Neto Barros, em articulação feita em conjunto com o governador Renato Casagrande (PSB).

Apoio a tucanos?

Barros não confirma a filiação, mas também não a descarta. “Estou dialogando com todo mundo. Ainda não tem nada definido”. Já Pelaes disse que apesar de lançar pré-candidatura, não descarta apoiar o ex-prefeito e atual presidente estadual do PSDB, Luiz Paulo Vellozo Lucas. “Nos encontramos recentemente e, se eu não for candidato, o MDB pode vir a apoiá-lo”.

Segurança em pauta

O governo do Espírito Santo protocolou recentemente dois projetos ligados à segurança pública: o primeiro visa reajustar, a partir deste mês, em 4% o salário dos profissionais da força de segurança, com exceção dos soldados da PM-ES e dos bombeiros militares, que receberão 14% em dezembro. Já o outro visa regulamentar e organizar a Polícia Penal no Estado.

Habilidade

O deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB) publicou foto no stories de seu Instagram mostrando toda a habilidade no futevôlei. “E aí, será que eu acertei a levantada pro meu parceiro?”, brincou o deputado, que participa neste sábado (02) de um encontro de filiados do partido, às 9 horas, na Assembleia Legislativa.

Cassados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu invalidar os votos recebidos pelo PDT em Muqui. Com isso, os vereadores José Martins Filho e Carlos Henrique Dias Luparelli tiveram seus mandatos cassados.

O TSE determinou a execução imediata do acórdão, sem a necessidade de aguardar sua publicação oficial. O Tribunal Regional Eleitoral informou que aguarda o encaminhamento da decisão para iniciar os trâmites de retotalização de voto.

Seminário sobre lei de qualidade do ar

A Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembleia Legislativa fará no próximo dia 14, a partir das 8h30, o Seminário: 1ª Lei de Qualidade do Ar, que visa ouvir representantes dos governos estadual e federal, do setor empresarial, da sociedade civil e do setor acadêmico sobre a proposta do presidente do colegiado e deputado estadual Fabrício Gandini (sem partido), já protocolada no Legislativo estadual, que discute a qualidade do ar no Espírito Santo.


Galeria

Prestação de Contas

O deputado federal Victor Linhalis (Podemos) realizará na próxima sexta-feira (08), no auditório do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado (Sindipães) uma prestação de contas de seu mandato, que nos primeiros dez meses entregou R$ 26,6 milhões em recursos para Vila Velha visando investimentos em áreas como saúde e segurança.

Eleito suplente

O presidente do PSDB de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas, foi eleito suplente da Executiva Nacional do PSDB e também foi eleito para o conselho deliberativo do Instituto Teotônio Vilela (ITV), o instituto de estudos do partido.

Audifax no PP

O ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos vai oficializar neste sábado (02) sua filiação ao PP. O evento ocorre às 9 horas no Hotel Serra Grande, ao lado do Terminal de Laranjeiras. Audifax já é tratado nos bastidores como o pré-candidato do PP para a disputa da prefeitura da Serra no ano que vem.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: