Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

MDB quer se reerguer no Norte

Coluna foi publicada nesta terça-feira (20)

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 20/02/2024, 17:32 17:32 h | Atualizado em 20/02/2024, 17:32

Após períodos conturbados envolvendo a direção do MDB, parece que o atual presidente do partido, vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) tem se movimentado para fortalecer a sigla, principalmente nos municípios onde o partido já tem algum histórico. A sigla enfrentou problemas em São Mateus, Norte do Estado, já no começo do ano, com a renúncia da então presidente Marília Silveira, secretária de Educação da cidade, que teria sido pedida pelo próprio governador Renato Casagrande (PSB). Ela se filiou ao PDT e pretende disputar as majoritárias. Desde então sem liderança no município, Ricardo decidiu nomear o ex-prefeito da cidade à presidência, Amadeu Boroto. Ricardo também teria dito a Amadeu que deseja que ele ajude a montar chapa para vereadores. Além disso, há quem diga que Boroto pode disputar novamente a prefeitura, possibilidade negada à coluna pelo próprio.

Caminho para ceder?

Que os deputados querem um parlamentar como novo conselheiro não é novidade, porém, o nome unânime é do presidente Marcelo Santos (Podemos), que parece estar focando mesmo no pleito de 2026, como apontado pela coluna. Sem um nome em comum, os deputados podem ter de ceder para o secretário Davi Diniz e, por consequência, para Casagrande.

Volta com discussões

Os deputados participaram ontem da primeira sessão ordinária da Assembleia após o Carnaval. A abertura dos trabalhos foi marcada por discussões entre parlamentares que representam a direita e a esquerda na Casa, que discutiram sobre o recente pronunciamento do presidente Lula (PT), que comparou a guerra na Faixa de Gaza com o holocausto.

Feito inédito

Pela primeira vez, dois capixabas foram escolhidos para a lista tríplice do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), órgão que atende à Justiça do Espírito Santo e Rio. A vaga é para se tornar desembargador federal.

Concorrem os advogados Dalton Santos Morais, que obteve 18 votos e Alexandre Zamprogno, que obteve 17. Os nomes serão enviados ao presidente Lula (PT), que será responsável por escolher o novo desembargador.

Ramalho seguirá sem apoio de Casagrande

Depois do anúncio da saída de Alexandre Ramalho (Podemos) do partido, a diretoria do Podemos divulgou uma nota, que deixa claro que tentou, a todo momento, que Ramalho continuasse na sigla e disputasse a Prefeitura de Vitória, como apontado pela coluna, que noticiou uma reunião derradeira entre Ramalho e Gilson Daniel, presidente do Podemos. O documento também reforça a tese de que Ramalho não mais contará com o apoio de Casagrande.

Comemorações italianas

O último final de semana marcou as comemorações dos 150 anos da chegada dos primeiros italianos ao Estado. Como muitos políticos são descendentes deste povo, o evento contou com a presença de vários deles. Alguns foram à comemoração até mesmo vestidos com trajes típicos.


Galeria

Faceta diferente

Dizem que o ano só começa após o Carnaval. Ontem, os deputados voltaram aos trabalhos com faceta diferente da vista em 2023. Já existem parlamentares trabalhando suas pré-candidaturas, apostando no discurso para seus eleitores e também criticando as atuais gestões dos prefeitos e opositores.

Mulheres nas câmaras

Um dos objetivos do PP neste ano vai ser colocar mais mulheres nas câmaras municipais. Em Vila Velha, a presidente do PP Mulher, Luciana Santos será um dos nomes do partido. De acordo com ela, o presidente estadual da sigla, Da Vitória (PP), quer fortalecer o partido em todo o Estado trazendo o público feminino.

Fraternidade

Cartilha escrita por bispos da igreja católica foi entregue ontem em Vitória durante celebração dos 60 anos da Campanha da Fraternidade. Ela traz reflexões sobre boa política, combate às fake news e a necessidade de conscientização eleitoral.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: