Marcelo, Ricardo e Euclério formam bloco
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Embora a federação União-Progressista tenha vários líderes e diferentes linhas de pensamento — Da Vitória (PP), Evair de Melo (PP), e Marcelo Santos (União), por exemplo —, tem sido perceptível para o mercado político capixaba que um bloco em específico tem começado a se desenhar.
Esse grupo envolve o presidente da Ales, Marcelo; o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB); e o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB). Marcelo tem endossado de forma veemente apoio a Ricardo ao governo e Euclério ao Senado.
Em Guaçuí, foram recebidos por Vagner Rodrigues (PP) e outros chefes de Executivo: Toninho (PSB), de Bom Jesus; Zé Valério (PSD), Jerônimo Monteiro; Dudu Queiróz (PSB), Divino de São Lourenço; Camarão (PL), de Muqui; Thiaguinho (PP), de Dores do Rio Preto; e Peter Costa (sem partido), de Mimoso do Sul. Todos publicaram foto no tradicional movimento de mãos entrelaçadas: grupo formado.
Já viram esse filme?
Interlocutores da federação União-Progressista têm dito à coluna que há receio de que o grupo passe por imbróglios que o Podemos atravessou. A sigla tinha Gilson Daniel, Marcelo Santos e Arnaldinho. Agora, Marcelo e Arnaldinho podem estar na mesma federação, sendo presidida pelo deputado Da Vitória. Nomes de peso em um só grupo.
“Mais para acontecer”
Vereador da Serra ouvido pela coluna afirmou que os parlamentares estão cautelosos sobre os próximos passos envolvendo o afastamento de quatro colegas. Alguns acreditam que “mais coisa pode acontecer em breve”. Unanimidade é que do jeito que está atualmente, com secretário sendo revezado na Mesa, será difícil continuar. Querem novo colegiado.
Churrasco na inauguração
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep), aproveitou inauguração de uma quadra coberta no bairro Engenharia para dar uma de churrasqueiro da rodada.
“Já está podendo vestir o avental do MasterChef, prefeito”, brincou um dos seguidores de Pazolini.
Nomes no jogo
Governador Renato Casagrande (PSB) teve agenda em Aracruz, cidade governada por Doutor Coutinho (PP). A filha do prefeito, Jeesala Coutinho (MDB), é tida como pré-candidata à Assembleia.
Além disso, segundo aliados do prefeito, a ideia é de que o grupo da gestão tenha nomes à Câmara Federal. Intuito é “dificultar a vida” de Erick Musso, presidente estadual do Republicanos que pretende se lançar candidato à Câmara no próximo ano.
PT estadual de olho nos próximos quatro anos
A direção estadual do PT promoveu encontro de planejamento que vai orientar a caminhada do partido nos próximos quatro anos. Senador Fabiano Contarato, deputado federal Helder Salomão, e presidente estadual da sigla, João Coser, estiveram juntos nas discussões.
Prioridade do partido é reeleger Contarato senador, além de também estar tentando viabilizar Salomão como candidato a governador.
“Futuro governador”
Em visita a Guaçuí, acompanhado de Marcelo Santos e Euclério Sampaio, o prefeito da cidade, Vagner Rodrigues (PP), em uma rádio local, anunciou Ricardo: “É nosso vice-governador e futuro governador”.
Dia do empreendedor
Deputado Xambinho (Pode), presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Empreendedorismo, promoveu sessão solene em homenagem ao Dia do Empreendedor, comemorado em 5 de outubro. A cerimônia contou com a presença do diretor da Aderes, Alberto Gavini, e do superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo.
Empresas inclusivas
Empresas que cumprirem requisitos como contratar pessoas com deficiência, assegurar acessibilidade física nos espaços de trabalho e promover ações de respeito à diversidade — farão jus ao selo “Empresa Inclusiva de Vitória”. Trata-se de uma certificação oficial que será concedida pela Prefeitura de Vitória, após lei de autoria da vereadora Mara Maroca (PP).