Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Mais uma guerra pela frente

Kleber Amorim | 10/12/2021, 09:35 h | Atualizado em 10/12/2021, 09:36

Quando assumiu a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) em dezembro de 2019, véspera das eleições municipais de 2020, o desembargador Samuel Meira Brasil Júnior tinha no combate à desinformação (fake news) um dos principais desafios que estavam por  vir.  

Guerra que também enfrentará seu sucessor, o desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama, que assume hoje o comando da Corte, meses antes das eleições gerais de 2022.

“Ano  passado foi iniciado projeto muito interessante no TRE de combate às fake news e todas iniciativas feitas no âmbito da Justiça têm sempre um propósito de continuação no tempo, de  acordo com as ações, obviamente, do presidente do TRE. Então é claro que caberá ao desembargador José Paulo discernir as ações necessárias para garantir eleições mais democráticas possíveis”, disse recentemente a Plenário Samuel Meira.

Começo, meio e fim

 O pré-candidato à Presidência, Ciro Gomes (PDT), chega ao Estado, hoje. Para Plenário ,contou que não se identifica com o termo terceira via. “O que temos no Brasil são pré-candidaturas que representam um mesmo modelo econômico e de governança política. Eu apresento projeto, com começo, meio e fim, e uma vida pública honrada de mais de 40 anos”.

Danos morais

 O Tribunal de Justiça (TJ-ES) manteve decisão que obriga o ex-presidente da Câmara de Vitória, Vinicius Simões, a pagar indenização de R$ 4 mil ao prefeito da capital, Lorenzo Pazolini (Republicanos), por danos morais. Simões teria afirmado que Pazolini foi substituído da delegacia da qual era titular em razão dos assaltos e arrombamentos nela ocorridos.

Prestação de contas

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (DEM), prestará contas, hoje, de seu primeiro ano de mandato aos vereadores. 

A sessão ocorre, às 10 horas, na Câmara e durante a realização, o demista mostrará ações realizadas e responderá questionamentos e observações dos parlamentares.

Encontros

O Diretório do PSB de São Mateus, presidido pelo deputado estadual Freitas – pré-candidato à Câmara Federal – fará reunião com os filiados amanhã, às 9 horas, no Centro de Convenções Green Park, em  Rio Preto. Na pauta, o cenário político estadual; a preparação do partido para as eleições de 2022; e a eleição do Diretório Municipal, delegados para o Congresso Estadual e outros. No domingo, às 9 horas, em Vila Velha, ocorre o encontro estadual da sigla.

Ordem de Rio Branco para os “parças”

 O presidente Jair Bolsonaro (PL), que condecorou a própria mulher Michelle Bolsonaro e aliados com a medalha da Ordem de Rio Branco, na quarta-feira, também homenageou um capixaba. O deputado Evair de Melo (PP), vice-líder do governo federal na Câmara, recebeu a honraria em solenidade no Palácio Itamaraty, em Brasília. A medalha, assim como o clube de futebol capixaba, leva o nome do patrono da diplomacia brasileira, o Barão do Rio Branco. 

Emendas destinadas

 O deputado  Da Vitória (Cidadania) disse ter destinado  mais de R$ 1,3 milhão em  emendas para entidades  que prestam ações de assistência social em nove cidades capixabas. Os recursos foram autorizados pelo Ministério da Cidadania na última semana. 

Novo site

No Dia Internacional contra a Corrupção, ontem, o Sindicato dos Policiais Federais no Estado (Sinpf-ES) lançou um novo site, que agilizará o acesso e a navegação. Haverá atualização em tempo real dos conteúdos nas redes sociais (@sinpf_es). 

Demanda antiga

A prefeitura de Cariacica deu ordem de serviço para drenagem  e pavimentação de seis ruas de   Nova Rosa da Penha I. Pedido que teria, ao todo,  40 anos, desde a criação do bairro em 1981 e que o deputado José Esmeraldo  apresentou ao prefeito.

10 de dezembro de 1948

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é adotada pela ONU.

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: