Lamentos pela morte de Covas
Lideranças políticas do Estado lamentaram a morte precoce do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, que aos 41 anos perdeu a batalha para o câncer. “Grande exemplo de luta e persistência. Brasil perde um político determinado e promissor”, expressou o governador do Estado, Renato Casagrande.
“Um líder em ascensão, sensível, moderado”, disse por sua vez o presidente do PSDB-ES, Vandinho Leite.
O senador Fabiano Contarato (Rede Sustentabilidade) enfatizou que “Covas possuía no DNA a defesa da democracia e o enfrentamento ao autoritarismo, tão repudiado por seu avô. Em sua carreira, primou pela política do diálogo, recusando-se a adotar o ódio como bússola.”
A senadora Rose de Freitas (MDB) registrou que “Bruno Covas veio para a política com seu jeito humilde de ser. Não havia nele grandes contestações, mas sim determinação na vontade de servir, ajudar e construir tudo que fosse importante para o seu povo.”
Jogando na cara
Alguns deputados da base aliada estão adotando o velho estilo do “eu avisei!” nas conversas com a cúpula do Palácio Anchieta sobre a relação entre o governo e o grupo do Republicanos, principalmente com Erick Musso. Muitos tinham desencorajado o governo de apoiar Erick à reeleição da Ales, em fevereiro, prevendo que a parceria não duraria muito.
Lelo quer comandar
O ex-deputado Lelo Coimbra (MDB) enviou no dia 12 carta ao presidente nacional da sigla, Baleia Rossi, pedindo para reassumir o partido no Estado. Ele perdeu o comando com a nomeação da senadora Rose de Freitas, em 17 de março.
No documento, Lelo aponta, entre os motivos, falta de reuniões com os diretórios municipais.
Proteção aos idosos

Projeto do deputado estadual Carlos Von proíbe que seja feito empréstimos a idosos ou pensionistas do Estado por telefone, como costuma ocorrer por meio dos serviços de telemarketing. Se aprovado, o projeto prevê multa de 1.000 VRTE (R$ 3.645) em caso de descumprimento.
PSB convoca socialistas para reunião
O presidente estadual do PSB, Alberto Gavini, convocou os membros do diretório para uma reunião extraordinária virtual no próximo dia 22. Entre os temas em pauta estão: o cenário político atual, as eleições de 2022 e uma autorreforma, segundo o edital de convocação. PSB também precisa definir sua relação com o deputado Sergio Majeski. Os dois não chegaram a um consenso.
Amunes, Ascamves e Ales para debater comarcas
Está marcada para às 16h30 de hoje, na Assembleia Legislativa, reunião entre deputados, representantes da Associação dos Municípios (Amunes) e da Associação das Câmaras (Ascamves), além de prefeitos e vereadores, para debater alternativas à integração das 27 comarcas do interior. O deputado Theodorico Ferraço protocolou projeto que susta a integração do TJ.
De volta
O julgamento no CNJ da ação da OAB-ES, que impede que as comarcas sejam integradas, volta amanhã.
Guias locais protegidos
O deputado Bruno Lamas protocolou projeto que veda a dispensa de guias locais por grupo ou excursão de turistas quando em visita ao Estado.
Vazou?
Antes da secretária de Educação de Vila Velha ser exonerada, na última sexta-feira, alguns diretores de escolas já comentavam sua saída.
Olha a ingratidão!
O ex-deputado Carlos Manato gravou um vídeo agradecendo a segunda dose que tomou da vacina de Covid Coronavac. Mas só agradeceu a Bolsonaro, deixando o governador paulista, João Doria, de lado.
Olhos na CPI
Semana promete com o ex-ministro Pazuello na CPI da Covid.