Insatisfação é cada vez maior
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Nas últimas semanas, conforme a coluna chegou a analisar, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União), após reuniões com deputados, se pronunciou a respeito da movimentação de alguns secretários de Estado.
A reinvindicação foi, sobretudo, dos parlamentares, que têm percebido que alguns secretários, além de estarem “antecipando o processo eleitoral”, também estariam recebendo os créditos de obras que foram feitas com emendas da Assembleia.
Mesmo após Marcelo ter dito que era seu “último apelo” sobre o assunto, e após o próprio governador Casagrande (PSB) ter dito à coluna que já havia conversado com o secretariado, o movimento, ao que tudo indica, segue acontecendo.
Segundo alguns deputados, mais críticas devem ser feitas na tribuna da Assembleia nas próximas semanas. Já sabem, inclusive, até mesmo os nomes dos secretários que serão citados.
Avaliam mudar partido
Além das queixas sobre o secretariado, outro assunto que tem incomodado é a indefinição das federações. Segundo a coluna apurou com deputados federais, há possibilidade que ao menos quatro se juntem em um projeto em comum, a depender do cenário. “Acima da lealdade partidária, preocupação é com reeleição”, disse sob reserva um dos parlamentares.
Receio bolsonarista
Após o senador Magno Malta (PL) ter anunciado que a prioridade do partido será eleger Maguinha Malta (PL), sua filha, ao Senado, parlamentares do PL ficaram preocupados. À coluna, disseram que têm receio de não terem suas candidaturas levadas com seriedade pelo partido. Alguns, inclusive, já confessaram estar em busca de outras legendas.
Dias depois da tietagem...
O vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), assim como seu filho, são flamenguistas. Ambos, porém, pegaram autógrafos com Neymar no jogo do Santos com a Desportiva. Só não imaginaram que dias depois, o mesmo Neymar faria o gol da vitória contra o Flamengo no Brasileirão.
Eleição à parte
A Serra, atualmente, tem diversos deputados estaduais. Vandinho Leite (PSDB), Xambinho (Podemos), Fábio Duarte (Rede) e Pablo Muribeca (Rep). Além deles, há o deputado licenciado Bruno Lamas (PSB). A princípio, todos devem tentar reeleição, além dos nomes sem mandato que devem ir ao pleito: Audifax (PP), Saulinho (PDT), Givaldo Vieira (PSB), dentre outros. Expectativa é de que haja uma “eleição à parte” na cidade serrana.
Definição de novo secretário após as férias
Assim como o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho (sem partido), o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), também vai tirar alguns dias de férias. Expectativa é de que quando voltar, após cerca de 10 dias, vai bater o martelo sobre quem vai assumir a Saúde. Euclério exonerou a pedido o então secretário Pedro Ivo dias atrás. Alguns nomes são cotados para assumir, como o vereador Fernando Santorio (PP), além de Doutor Helcio (PP) e Jovarci Motta (Rep).
Galeria
Vice-prefeito?
Deputado federal Victor Linhalis (Podemos) apareceu em mais um vídeo do prefeito Arnaldinho (sem partido) falando das ciclovias da cidade. Relembra os tempos em que era vice-prefeito, mas é uma estratégia de pré-campanha. Linhalis será novamente o candidato de Arnaldinho.
Além do “parabéns”
Diretor da Cesan Philipe Lemos (PDT) publicou uma foto ao lado do deputado federal Gilson Daniel (Podemos), desejando feliz aniversário ao parlamentar. Politicamente, já é possível cravar que os dois estarão cada vez mais juntos em breve, já que Lemos está de malas prontas para o Podemos.
Educação inclusiva
Com objetivo de melhorar o ensino para estudantes com necessidades específicas, a deputada Iriny Lopes (PT) propõe a criação da Política Estadual de Formação Continuada de Professores em Educação Inclusiva. Consistirá em cursos, palestras, e campanhas de conscientização.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



