Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Indícios em meio ao silêncio

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (19)

Eduardo Maia | 19/01/2024, 12:07 12:07 h | Atualizado em 19/01/2024, 12:07

Imagem ilustrativa da imagem Indícios em meio ao silêncio
Alexandre Ramalho (Podemos), atual secretário de Segurança, se movimenta para uma eventual candidatura à prefeitura de Vitória |  Foto: Douglas Schneider / AT

Exercendo a função de secretário de Segurança, Alexandre Ramalho (Podemos), oficialmente, diz que em respeito ao governador Casagrande (PSB) não aborda pautas políticas sobre a participação dele nas eleições deste ano. No entanto, é sabido que, inicialmente, Ramalho queria disputar a Prefeitura de Vila Velha, missão considerada quase impossível, visto que o atual prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) é do mesmo partido e candidato à reeleição. Os dois, segundo interlocutores, chegaram a se encontrar para discutir o assunto.

Nesta semana, porém, o secretário, que passou a ser cotado em Vitória, postou um vídeo que pode ser encarado como uma movimentação à capital. Na Curva da Jurema, Ramalho foi abordado por um morador que aproveitou para pedir que a iluminação pública fosse melhorada na região. “Achei que ia pedir polícia”, disse rindo, em meio ao apelo do cidadão.

Preparativos

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), se encontrou nesta semana com o presidente estadual da sigla, Erick Musso. O objetivo da reunião foi, enfim, começar o processo de coordenação da campanha de Pazolini visando a reeleição à prefeitura. À coluna, o prefeito confirmou a reunião, apesar de não ter publicamente admitido disputar.

Aliança no Noroeste

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB), teve longa conversa com o presidente do Podemos, Gilson Daniel. No encontro foi acertado que Dos Anjos vai colocar “gente de confiança” para organizar o Podemos na cidade, visando chapa para vereadores e alianças indiretas. A sigla, em 2020, já fez parte da chapa de Enivaldo.

Altinha em dia

Os deputados Alexandre Xambinho (Podemos) e Tyago Hoffmann (PSB) estiveram na quinta-feira (18) junto ao governador Casagrande (PSB) em Mucurici. Aproveitaram o encontro para uma disputa de “altinha” em uma quadra. Mostraram que estão com a pontaria e equilíbrio afiados.

Medicina

O senador Fabiano Contarato (PT) contou à coluna que está articulando para que o curso de Medicina passe a ser ofertado também na unidade de São Mateus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

“É preciso ter mais vagas. Não posso aceitar que 93% de todas as vagas para Medicina estejam em instituições privadas nas quais as mensalidades são muito altas. É impossível famílias mais pobres pagarem”, afirmou.

TCE-ES quer reunião com eleitos este ano

O presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), Domingos Taufner, se encontrou com o presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Luciano Pingo, e afirmou a vontade de se encontrar com os parlamentares eleitos. “É nossa intenção realizar um evento de orientação sobre financiamentos, contas públicas, e talvez um evento para prefeitos e vereadores de cidades que têm regime próprio de Previdência”, disse.


Galeria

Qualidade do ar

Os vereadores de Vitória protocolaram o pedido para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que promete investigar as causas da poluição do ar na cidade. A abertura da CPI foi assinada pelos vereadores Dalto Neves (PDT), Luiz Paulo Amorim (SDD), André Brandino (PSC), Chico Hosken (Podemos) e André Moreira (Psol).

Investimentos

A prefeitura de Vila Velha, junto ao governador Renato Casagrande (PSB) anunciarão um pacote de mais de meio bilhão em investimentos para a cidade.

Tradição

Duas manifestações culturais de Linhares podem virar patrimônio cultural. Os eventos envolvem o Forró do Pontal e a Festa do Caboclo Bernardo. As propostas são de autoria do deputado Lucas Scaramussa (Podemos). Antes de serem avaliadas, os projetos passarão pelas comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: