Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Indefinição só em duas comissões

| 03/02/2021, 08:12 h | Atualizado em 03/02/2021, 08:22

O presidente da Assembleia, Erick Musso, disse ontem, durante a abertura do ano legislativo, que a definição do comando das comissões ficará para segunda-feira.

Nos bastidores, porém, já está quase tudo definido. Só em dois colegiados ainda não foi batido o martelo – o de Agricultura, que disputam Janete de Sá e Marcos Garcia, e o de Assistência Social, com três deputados cotados.

A Comissão de Justiça deve ser presidida por Fabrício Gandini; a de Finanças por Freitas; Durão vai comandar Segurança. Luciano Machado em Cidadania; Xambinho em Ciência e Tecnologia; Mansur no Cooperativismo; Iriny deve presidir a Cultura, e Vandinho, a Comissão de Defesa do Consumidor.

A Comissão de Educação deve ser presidida por Bruno Lamas; a de Infraestrutura por Marcelo Santos; a Antidrogas por Danilo Bahiense; Rafael Favatto no Meio Ambiente; Hércules na Saúde e Carlos Von na Comissão de Turismo.

Cargos eletivos
Para os postos da Procuradoria da Mulher, Ouvidoria e Corregedoria vai ter eleição, mas os nomes já estão praticamente definidos. Na Procuradoria, Iriny Lopes é a mais cotada a presidir. A Ouvidoria deve ficar com Renzo e a Corregedoria deve continuar com Hudson Leal. O líder do governo é Dary Pagung e o vice-líder será escolhido nos próximos dias.

Emenda ao plano
O deputado federal Amaro Neto apresentou emenda à MP 1026/21 (Plano Nacional de Vacinação) pedindo que as cláusulas de contratos de aquisição com a Anvisa sejam estabelecidas previamente, que cada ente federado tenha autonomia para criar seu plano de vacinação e que haja publicidade e mais transparência sobre as pessoas já vacinadas.

Imagem ilustrativa da imagem Indefinição só em duas comissões
|  Foto: AT
Covid na Câmara de Vitória
Dois vereadores de Vitória testaram positivo para Covid-19. Luiz Paulo Amorim e Luiz Emanuel Zouain estão afastados, em isolamento domiciliar. “Graças a Deus sem maiores problemas até agora”, disse Amorim. “Estou com mal-estar, espasmos febris e tosse. O resto está tudo bem”, disse Zouain.

Vitória aplicou quase 100% das vacinas
Entre os quatro municípios da região metropolitana, Vitória é o que está mais adiantado na vacinação. Das 16.295 vacinas recebidas, a capital já aplicou 15.786 (96,88%). Serra vem logo em seguida, das 12.025 doses, 7.526 já foram aplicadas (62,59%), Vila Velha já aplicou 59,02% (8.187 das 13.872 doses recebidas) e Cariacica aplicou 2.127 (28,96%) das 7.345 doses recebidas.

Manato perde a presidência do Sebrae
O ex-deputado Carlos Manato será destituído da presidência do conselho do Sebrae. Manato foi eleito há dois anos, sendo indicado pela Faciapes – uma das 13 federações que formam o conselho. Em janeiro, a Faciapes mudou de mãos e o novo presidente, Arthur Avelar, trocou o representante da federação no Conselho. Como o cargo pertence à federação e Manato não é mais representante, assume o Sebrae o vice, Léo de Castro, para em 15 dias convocar nova eleição.

Galeria

O que diz Manato...
Manato disse ter sido pego de surpresa e acredita que tenha perdido o cargo por ter negado dar a suplência do conselho para Arthur. “Ele queria fazer parte do conselho, mas o Sebrae tem um processo contra ele e então eu fui aconselhado a indeferir”.

O que diz Arthur...
Já o presidente da Faciapes, Arthur, nega ter negociado o cargo no conselho. “Eu já sabia do meu impedimento, tanto que indiquei outra pessoa para o conselho. Queremos alguém que tenha história com o associativismo. Manato não tem”.

Faça o que eu digo...
No discurso, o novo presidente da Câmara, Arthur Lira, disse apoiar o combate à pandemia e a política de vacinação do povo contra a Covid.

... não faça o que eu faço!
Mas depois do discurso foi para uma festa com cerca de 300 pessoas, a maioria sem máscara.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: