Hora de pôr as cartas na mesa
Coluna foi publicada nesta quarta-feira (05)
Esta quinta-feira (06) é a data limite para que secretários, subsecretários e presidentes de autarquias, por exemplo, façam a chamada desincompatibilização. É nada mais, nada menos que se afastar do cargo para disputar um cargo nas eleições. Isso fará com que, inclusive, prefeitos e até mesmo o governador Renato Casagrande (PSB) tenham de mexer, ao menos que momentaneamente, em seus secretariados.
Em Cariacica, por exemplo, somente nesta terça-feira (04) foram exoneradas duas secretárias: a de Desenvolvimento Econômico, Lúcia Dornellas (PSB); e a de Governo, Shymenne Benevicto (PSB). Esta última, nos bastidores, seria a preferida do prefeito Euclério Sampaio (MDB) para compor a vice. Haveria a intenção de Euclério que a vice fosse uma mulher e do PSB, por conta da aliança dele com Casagrande. Até esta quinta, mais exonerações devem ser publicadas por todo o Estado.
Sucessão confirmada
A então secretária de Obras de Cachoeiro de Itapemirim, Lorena Vasques (PSB) já teve a exoneração publicada no Diário Oficial.
Ela é a aposta do PSB para suceder o atual prefeito, Victor Coelho (PSB), que finaliza este ano seu segundo mandato. O lançamento da pré-campanha de Lorena, inclusive, acontece nesta quarta-feira (05).
Enfim, nome escolhido
Após reunião no começo da noite desta terça-feira (04), os partidos que compõe o “grupo do centro”, PSDB/Cidadania, PSB, PSD, União Brasil e MDB optaram por escolher o ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo (PSDB) como representante da ala.
A escolha pelo tucano, nos bastidores, já vinha sendo considerada como a mais provável.
Se arriscou nos “passinhos”
O governador Casagrande (PSB), descendente de italianos, esteve no festival em comemoração aos 150 anos da chegada dos imigrantes no Brasil. Animado, surpreendeu a todos quando começou a dançar os ritmos típicos. “Até arrisquei uns passinhos, mas minha atividade física é a corrida”, brincou.
Definição
O cenário eleitoral de Guarapari tem ficado mais claro nos últimos dias. O deputado e pré-candidato Zé Preto (PP) anunciou que o atual subsecretário de Turismo do Estado, Gedson Merízio (Podemos), vai compor sua vice.
Gedson, desta forma, representará o governador Renato Casagrande (PSB), já que são aliados. Zé Preto tem falado que sua gestão vai ser em parceria com o governo, algo que na visão dele, ultimamente, não tem acontecido.
Presidente do TRE na posse de Cármen Lúcia
O desembargador e presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), Carlos Simões Fonseca, participou da posse da ministra Cármen Lúcia como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para o biênio 2024-2026. A sessão solene ocorreu no plenário da Corte, em Brasília (DF).
O juiz auxiliar da presidência, Daniel Barrioni de Oliveira, também esteve presente na solenidade.
Galeria
Terreno de Marinha
Os vereadores de Vitória Davi Esmael (Republicanos), Luiz Emanuel (Republicanos) e Leonardo Monjardim (Novo) enviaram aos presidentes do Senado e da Câmara moção de apoio à PEC que exclui do rol dos bens da União os terrenos de Marinha. A discussão, em âmbito nacional, parece ter chegado na capital do Estado.
Conselho em 1º lugar
O Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Espírito Santo (Core-ES) conquistou o primeiro lugar na categoria “Excelência em Fiscalização Profissional”, do Prêmio “Excelência e Inovações Práticas em Gestão”. O prêmio valoriza as melhores práticas de gestão no âmbito dos Conselhos Profissionais.
Lançamentos do PT
Os eventos de lançamento dos pré-candidatos do PT às prefeituras de Cariacica e Vila Velha ocorrerão, respectivamente, nos dias 15 e 16. No primeiro dia, será o lançamento de Célia Tavares (PT). Já no dia 16, será lançada a pré-candidatura de Babá (PT).