Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Geopolítica eleitoral valendo?

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (11)

Eduardo Maia | 11/04/2024, 10:55 10:55 h | Atualizado em 11/04/2024, 10:55

Imagem ilustrativa da imagem Geopolítica eleitoral valendo?
Pré-candidatura da vice-prefeita de Vitória, Capitã Estéfane, já mexe nas estruturas políticas do município e nas possibilidades do Republicanos |  Foto: Reprodução/Instagram

A notícia da pré-candidatura da vice-prefeita de Vitória, capitã Estéfane Ferreira ao Podemos para disputar o Executivo da capital já começa a mexer nas estruturas da geopolítica eleitoral presente nas cidades. Até o momento, o Republicanos está fechado com o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos). Por conta da filiação de Estéfane, e pela possibilidade de ela atrapalhar a campanha do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), o próprio Republicanos pode dar um passo atrás em Vila Velha e, talvez, lançar candidato.

Ou algo que seria mais provável, segundo interlocutores: apoiar outro nome que represente a direita na cidade.

Nesse sentido, se o presidente do Republicanos, Erick Musso, seguir essa lógica, o partido poderia apoiar em Vila Velha o coronel Alexandre Ramalho (PL), que esteve, outrora, com quase os dois pés dentro do Republicanos.

Chapa puro-sangue

Lideranças do PL já admitiram à coluna que geralmente só “sentam para conversar” com o próprio partido.

Na Serra, por exemplo, interlocutores afirmam que Igor Elson (PL) e Muribeca (Republicanos) não fechariam chapa “de jeito nenhum”. Em Vila Velha, o ex-deputado Rafael Favatto se filiou ao PL e passa a ser possibilidade para compor vice de Ramalho.

Articulações à vista

Na Serra, as conversas que o secretário de Turismo Pedro Henrique Barbosa (Podemos) se articula para compor a vice de Weverson Meireles (PDT) estariam aumentando. Pedro é braço direito do deputado Alexandre Xambinho (Podemos), além de amigo próximo de Meireles. À coluna, ele negou a possibilidade, mas disse: “Tudo depende de nosso grupo”.

Clima esquentou...

No meio político, quando é dito que “o clima esquentou”, geralmente é referência a discussões acaloradas. No entanto, tem sido diferente em Vitória. Isso porque o sistema de ar-condicionado, com problemas, deixou os vereadores suando. O calor era tanto que eles decidiram participar da sessão sem os paletós.

Conversas

Um dos postos mais cobiçados da Grande Vitória é a composição para a vice do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB). Nos corredores da prefeitura, a informação é de que Euclério teria prefêrencia para um mulher compor a vaga. Alguns nomes já são ventilados e, recentemente, surgiu a opção da cantora gospel Bruna Olly (Republicanos). Ela tem aceitação grande com os evangélicos, que é um dos grupos prioritários do prefeito.

Nomeado filho de ex-vice-governador

O filho do ex-vice-governador do Estado, César Colnago (MDB) — que hoje é secretário de Saúde de Cariacica — foi nomeado para exercer o cargo comissionado de assessor técnico na secretaria de Cultura de Vitória.

A nomeação de João Pedro Saleme Colnaghi foi assinada pelo prefeito da capital, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e publicada no Diário Oficial do município nesta quarta-feira (10).


Galeria

Lançamento nesta quinta

O ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga (PP) lança nesta quinta-feira (11) a pré-candidatura à Prefeitura de Vila Velha, às 18h, em Coqueiral de Itaparica.

Mais um nome

A Serra tem mais um pré-candidato à prefeitura. O PMB lançou o nome do pastor Mauro Luíz, que já está fazendo a pré-campanha pela cidade.

Sonho de consumo

O empresário Aridelmo Teixeira (Novo), que até então era secretário de Governo de Vitória, deixou o cargo para se dedicar ainda mais ao processo de reeleição do prefeito e seu amigo pessoal Lorenzo Pazolini (Republicanos). Nos bastidores, o sonho de consumo de Aridelmo seria compor a chapa de vice neste ano.

Curso com ex-ministro

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-ES) realizará o curso “Representações Eleitorais e Gastos Ilícitos”, com a presença do ex-ministro do TSE, Tarcísio Vieira. Será nesta sexta-feira (12), às 14h. Inscrições pelo site do TRE.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: