Feiras livres em Vitória retornam amanhã
A Prefeitura de Vitória aceitou a proposta feita pelos feirantes e as feiras livres na capital retornam nesta sexta-feira (24). A princípio a retomada seria no sábado (25), mas o prefeito decidiu antecipar para amanhã. As feiras foram suspensas na última segunda-feira (20) porque, segundo o prefeito Luciano Rezende, feirantes não estavam seguindo protocolos de cuidados para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Na tarde desta quarta-feira (22), o prefeito, secretários, técnicos da prefeitura e feirantes participaram de uma videoconferência e chegaram a um acordo que inclui a retomada do cumprimento de regras antigas e novas.
Algumas das regras são: uso de máscaras por parte dos feirantes e clientes, disponibilização de álcool em gel 70% por parte dos feirantes; proibição da atividade para os trabalhadores com mais de 60 anos; distância de 1,5 metro da barraca do lado; uso de fita de isolamento para evitar aglomeração de clientes; ter um profissional específico para ficar no caixa das bancas; garantir que não haja filas, proibição de degustação de alimentos e de consumo de pastel e caldo de cana nas feiras – o pastel e o caldo devem ser vendidos apenas em embalagens para viagem.
Também está proibido de oferecer cadeira ou mesa para os clientes. Objetivo é fazer com que as pessoas reduzam o tempo de permanência na feira. A portaria com as regras está sendo feita hoje e deve ser publicada até amanhã (24).