Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Federação pró-Bolsonaro

Kleber Amorim | 12/01/2022, 09:42 09:42 h | Atualizado em 12/01/2022, 09:43

Se entre os partidos de centro-esquerda e esquerda o tema federação tem sido mais recorrente, nas legendas em volta do governo federal a possibilidade também não é descartada e  conversas estariam ocorrendo a todo vapor. 

O PL, sigla do presidente Jair Bolsonaro, teria aberto diálogo com PTB, Pros e Republicanos a fim de ampliar as chances de sucesso pela reeleição ao Planalto.

O presidente do PTB capixaba, Bruno Lourenço, afirma que o partido no Estado já possui nomes para formar sozinho as chapas proporcionais. Mas, para ele, a federação teria como aspecto positivo  o aumento no tempo de propaganda de TV.

“Estamos montando chapas puro-sangue, mas, diante do que o partido nacionalmente  demandar, vamos acatar”.

Roberto Carneiro, presidente local do Republicanos, contou que, em reunião a nacional, disse não tratar de federação.

Pros é contra

O presidente do Pros no Espírito Santo, Kauê Oliveira, contou que a agremiação não tem interesse em federar e está focada em formar chapa para deputado federal.

“Já debatemos com a nacional do partido e a informação que tenho é que a possibilidade é zero”, disse. 

O PL capixaba foi procurado, mas não quis se manifestar.

Pedido do ex-presidente

Terceira colocada na eleição de 2018 para o governo, Jackeline Rocha (PT), este ano, tentará uma das 10 vagas capixabas na Câmara dos Deputados. A petista diz estar atendendo pedido do ex-presidente Lula, que deve concorrer  ao Planalto. O lançamento da pré-candidatura dela será na sexta-feira, em evento das correntes do PT: CNB e AS.

 Sala para amamentação

Empresas com pelo menos 30 mulheres em seu quadro funcional poderão contar com sala para amamentação.

É o que prevê matéria que tramita na Assembleia, da deputada Iriny Lopes (PT).

O projeto deverá ser apreciado no retorno do recesso parlamentar,  em fevereiro.

Repasses

 Nas eleições deste ano, os partidos serão obrigados a repassar os valores dos fundos Partidário e Eleitoral para mulheres, negros e pardos até 13 de setembro, ou seja, 19 dias antes da data da apresentação das contas parciais, chama a atenção o advogado eleitoral Marcelo Nunes. A obrigação visa a ajudar a Justiça Eleitoral a fiscalizar o repasse, já que anteriormente  recursos foram repassados perto   das eleições, prejudicando o público-alvo deles.

“Quem colocou o pé na lama fui eu”, diz deputado

As fortes chuvas que deixaram pessoas desalojadas e desabrigadas em alguns municípios do Estado fizeram com que pré-candidatos ao governo se mobilizassem. Mas, segundo o deputado federal Evair de Melo (PP), quem tem colocado mesmo o pé na lama é ele. “Mobilizando máquinas e cestas básicas junto ao governo federal. Estive presente em quase todos os municípios, junto aos prefeitos, no monitoramento de rios”, garante.

Centelha II

 O governo  lança hoje, às 14 horas, no Palácio Anchieta, o  edital do   Centelha II. O programa nacional é executado no Espírito Santo pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapes). Empreendedores que participarem terão à disposição benefícios, como recursos  para desenvolver o  negócio.

 Jovem empreendedor

 Na Assembleia, um projeto também trata de empreendedorismo, mas de jovens. De iniciativa de Marcos Garcia (PV), a matéria quer instituir no Estado o programa “Sou Jovem Empreendedor”. O público-alvo são estudantes da rede pública e bolsistas em cursos superiores ou técnicos.

Nova comenda

 Projeto do deputado Carlos Von (Avante) tem como objetivo criar na Assembleia a Comenda do Mérito Legislativo São José de Anchieta. A honraria será usada para homenagear membros da Igreja Católica e demais entidades religiosas que se destacam por serviços prestados.

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: