"Fala de Marcelo Santos me exclui", diz Evair
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
No último final de semana, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), esteve com o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), em um evento promovido pelo presidente do UP, Josias Da Vitória, em Colatina. Na oportunidade, Marcelo ressaltou ao público, formado majoritariamente por profissionais da Segurança Pública:
“Tem muita gente que está do nosso lado, mas deveria estar do lado de lá, porque tenta criar atrito onde não tem”. Nos bastidores, atores políticos, inclusive da federação, acreditaram que a fala havia sido endereçada ao deputado federal Evair de Melo, que tem caminhado com Lorenzo Pazolini (Rep). A versão, porém, foi rebatida pelo próprio Evair à coluna. “Em hipótese alguma achei que foi pra mim. Quando ele diz que 'tem gente aqui que não deveria', ele me exclui, pois nunca estive no palanque do Palácio. Fala de Marcelo foi legítima, mas não pra mim”.
Sinais de aproximação
Também durante o final de semana, Marcelo e Da Vitória compartilharam posts demonstrando que as relações dentro da federação são estáveis e ambos estão “na mesma página”. Evair, porém, a partir de agora, também vai querer dialogar com ambos mais de perto. “É público que trabalharei para a federação ter vida própria, ser locomotiva”, afirmou Evair.
É soldado do Palácio
Nas últimas semanas, o mercado político observou que Marcelo tem intensificado suas agendas ao lado de Ricardo (MDB). Tem acompanhado o emedebista em todas as regiões do Estado, além de ter endossado apoio — seja se tratando dele mesmo ou do União Brasil. Está fechado com o Palácio, e há quem diga que se houver chance para tentar a vice...
Raspou o fundo do tacho!

Governador Casagrande (PSB) foi um dos políticos que prestigiou a Festa da Polenta, tradicional comemoração que acontece todos os anos em Venda Nova do Imigrante. Desta vez, ele “beliscou” até a casca da polenta que fica grudada no fundo do tacho. Dividiu também com os presentes!
Eleição hoje
O novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) será definido hoje em eleição interna. Conforme a coluna antecipou, o escolhido para ocupar o cargo — caso nada mude até a hora da solenidade —, é o conselheiro Luiz Carlos Ciciliotti.
A vice-presidência deve ser composta pelo conselheiro Davi Diniz, que foi o último a integrar o quadro da Corte, em março de 2024. Foi indicado pela Ales, e era secretário-chefe da Casa Civil do Estado.
Presidente inicia “flerte” com Partido Novo
O presidente da Câmara de Vitória, Anderson Goggi, que, conforme a coluna antecipou, deixou o quadro do PP, durante discurso na tribuna da Casa, cumprimentou o presidente estadual do Novo, Iuri Aguiar, e deu sinais que iniciou conversas com a legenda. “Iuri, tenho muito carinho com o Novo, e se quiser estamos à disposição para poder dialogar. Tenho certeza que você é um excelente presidente. Tenho simpatia grande pelas pessoas da sigla”. Sinais.
Ajuda amiga
Uma das intenções do prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB), é sugerir ao Palácio que o ex-prefeito da Serra Sergio Vidigal (PDT) seja escolhido para compor a vice de Ricardo Ferraço. Entende que a discussão só vai acontecer no futuro, mas acha importante já começar os movimentos desde já.
Luto entre a militância
Morreu no domingo Maria José Machado, a Zezé Machado. Militante do PT , Zezé foi a primeira mulher a concorrer como vice-governadora no Espírito Santo, em 1982, na chapa encabeçada pelo então candidato Perly Cipriano.
Adoção de espaço público
Vereadora de Guarapari Tainá Coutinho (PRD) apresentou à Câmara o projeto de lei “Adota Aí Guarapari”, que propõe a criação de um programa voltado à adoção de espaços públicos por empresas, associações civis e outras entidades. A iniciativa busca promover a conservação, revitalização e valorização urbana.