Estratégia é sair da polarização
Coluna foi publicada nesta quinta-feira (29)
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), tem deixado claro que uma de suas principais estratégias, nessas próximas semanas de campanha, é fugir da polarização entre direita e esquerda na cidade. A equipe do prefeito acredita que esse é um argumento que só tende a atrapalhar a quantidade de votos do prefeito e que seria pauta interessante para a oposição, principalmente para Alexandre Ramalho (PL).
Em sabatina promovida pela TV Tribuna, Arnaldinho foi perguntado se encara os eventos ocorridos em 08 de janeiro de 2023 — quando as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram invadidas — como protesto ou ataque à democracia. Ele não respondeu diretamente ao questionamento, mas deixou nas entrelinhas. “Acredito que a polarização que existe não faz as políticas públicas avançarem. Isso só coloca no centro do debate quem polariza”, destacou.
Motivos para escolha
Arnaldinho disse que a escolha por Cael Linhalis (PSB) como vice foi pela capacidade de gestão do ex-presidente da Cesan e pela proximidade histórica com Casagrande (PSB).
Sobre Bruno Lorenzutti (MDB), o prefeito disse que “teve cuidado em conversar com ele antes do anúncio”, mas que não pode falar da decisão do emedebista em não apoia-lo.
Quem seria melhor?
O prefeito também destacou para a TV Tribuna que a prioridade de um possível 2º mandato será a entrega das quatro estações de bombeamento que estão sendo construídas. Ele também quer acabar com a poluição do Canal da Costa. Pensando nisso, o grupo do prefeito tem dito: “Quem melhor para a vice do que o ex-presidente da Cesan?”.
Prefeito está no ringue!
Prestes a completar 77 anos, o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho (PP), tem treinado em ringues de box na cidade. É claro que os seguidores não perderam a chance de fazer o trocadilho: “se preparando para a disputa mais acirrada do ano, em busca do cinturão de quem vai ser eleito prefeito”.
A reviravolta
O ex-deputado Zé Carlos Elias ainda pode disputar a Prefeitura de Linhares. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu a prescrição das punições enfrentadas por ele e agora, na teoria, Zé Elias poderá disputar.
Para isso, segundo a presidente do PT de Linhares, Tereza Brandão, Galego (PT) teria de renunciar. Ainda há tempo legal — 20 dias antes da eleição — para a troca. Resta saber se haverá recurso para novo impedimento.
Presidente do PP vem para reforçar e dar recados
Chega nesta quinta-feira (29) ao Estado o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira. Ele estará em solo capixaba para reforçar a campanha de candidatos às prefeituras, como Audifax Barcellos (PP) na Serra e Ferraço (PP) em Cachoeiro. Como a coluna antecipou, também vai participar da Cachoeiro Stone Fair.
A presença de Ciro demonstra a importância que o PP vai dar ao pleito municipal. A ideia é que a sigla se fortaleça mais, visando o pleito de 2026.
Galeria
Convite do senador
O presidente do PL no Estado, Magno Malta, convidou Eduardo Tagliaferro para discursar na manifestação organizada pelo partido para o dia 07 de setembro, em Brasília. Tagliaferro é ex-assessor do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Comemorar com eleitores
Camila Valadão (Psol), na briga pela Prefeitura de Vitória, completa nesta quinta-feira (29) 40 anos. Ela vai comemorar junto aos eleitores nesta sexta (30), no Bar da Zilda, centro de Vitória, às 19h.
Colado no prefeito
Quem não sai de perto do prefeito Pazolini (Republicanos) é o deputado Denninho (União). Na cidade, porém, o partido dele faz parte da coligação de Luiz Paulo (PSDB).
Dobradinha de Pablos
O candidato à Prefeitura da Serra Pablo Muribeca (Republicanos) publicou foto se comparando a Pablo Marçal (PRTB-SP), que disputa a Prefeitura de São Paulo.