Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Esquerda vai ignorar presença de Bolsonaro

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (09)

Eduardo Maia | 09/11/2023, 10:41 h | Atualizado em 09/11/2023, 10:43

Imagem ilustrativa da imagem Esquerda vai ignorar presença de Bolsonaro
De acordo com lideranças do PT e Psol no ES, presença do ex-presidente Jair Bolsonaro no Estado neste fim de semana será ignorada |  Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Com a chegada do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) ao Espírito Santo nesta sexta-feira (09), os partidos que se opõem aos ideais do ex-mandatário se manifestarão com o silêncio.

Segundo lideranças do PT e do Psol, essa deverá ser uma estratégia da esquerda para “receber” o ex-presidente. “Bolsonaro deve voltar para o esquecimento na política”, disse uma liderança do PT à coluna. Já um representante do Psol disse que “Bolsonaro é carta fora do baralho” e que a resposta à entrega da comenda ao ex-presidente será o “total silêncio”.

Outro motivo para não haver manifestação, nos bastidores, seria a preocupação com possíveis confrontos entre militantes. Apesar de nenhum ato estar sendo organizado de forma oficial pela esquerda, a deputada Camila Valadão (Psol) aproveitou a sessão de ontem para dizer que “o inelegível não merece receber a maior honraria do Espírito Santo”.

Visita a três cidades

O objetivo das lideranças do PL é almoçar com Bolsonaro na Serra e jantar em Vila Velha, para fortalecer as bases locais. Ou seja, o ex-presidente passará por três cidades, incluindo Vitória.

A entrega da comenda na Assembleia foi confirmada oficialmente na quarta-feira (08), mas Plenário antecipou a notícia há cerca de uma semana.

Decisão tomada

Após longo diálogo, o prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (sem partido), decidiu se filiar ao PSB, sigla do governador Casagrande. A decisão foi tomada ontem, em reunião com o governador e com o vice, Ricardo Ferraço (MDB).

Enivaldo estava em dúvida entre os dois partidos. A filiação ocorrerá este ano, em Barra de São Francisco.

Fã de adrenalina

Aproveitando que aconteceu o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 nesta semana, o secretário de Ciência e Tecnologia, Bruno Lamas, publicou uma foto de quando era criança e esteve no banco do carro de Ayrton Senna, em 1989. Na ocasião, a McLaren de Senna ficou exposta em um posto de gasolina da capital. “Nosso saudoso Senna. Assim que vi o carro, corri para o volante”, disse.

Prazo

A partir de agora, as pessoas que desejam votar nas eleições municipais de 2024 têm seis meses para regularizar o título ou emitir a primeira via do documento, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O cadastro para as eleições do próximo ano será fechado após o dia 8 de maio de 2024, uma vez que o primeiro turno do pleito será no dia 6 de outubro de 2024. Em caso de dúvida, é possível conferir a situação do título de eleitor no site do TSE.

Governo está de olho no mercado de carbono

A Secretaria de Meio Ambiente do governo do Espírito Santo está criando um mecanismo para receber empresas e organizações que queiram desenvolver projetos de carbono ou Soluções Baseadas na Natureza (SBN). O secretário de Meio Ambiente, Felipe Rigoni (União), disse que é “crucial incluir entes privados em ações de compensação de carbono. O trabalho que queremos fazer é mapear e entender como podemos contribuir”.


Galeria

Apoio tucano

O pré-candidato à Prefeitura de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), se encontrou com o deputado federal Aécio Neves, em Brasília, e bateu o martelo. O neto de Tancredo Neves vai ajudar o PSDB de Vitória para as próximas eleições.

Agroturismo em Linhares

O governador sancionou a lei que cria a Rota do Agroturismo de Linhares. O novo destino destaca a região do Alto São Rafael, em Linhares, e inclui parte de territórios de outros municípios. A proposta foi de Lucas Scaramussa (Podemos).

Punição pode aumentar

Um PL dos deputados Sergio Meneguelli (Republicanos) e Janete de Sá (PSB) quer aumentar a punição para quem agredir animais. Caso aprovado, além de responder criminalmente, o agressor pode ter que arcar com os custos do tratamento.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: